00:00
21° | Nublado

Em 2 meses, SC soma mais de 23 mil novas empresas

Foto: Divulgação / Jucesc **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 26/03/2022

Santa Catarina segue avançando quando o assunto é abertura de empresas. Em apenas dois meses, o estado contabiliza um saldo positivo de 23.118 novos negócios, uma média de 392 por dia. Só no mês de fevereiro, 18.429 foram constituídas, enquanto as extintas totalizaram 6.829, o que corresponde ao saldo positivo de 11.600 empreendimentos. Os números são do Observatório da Junta Comercial (Jucesc).

Do total de empresas constituídas nos dois primeiros meses de 2022, 78,56% são referentes a MEIs, 19,04% são LTDA e 1,78% têm como natureza jurídica Empresário. Os outros segmentos, como S/A, Cooperativa, Consórcio, entre outros, têm percentual de abertura abaixo de 1%. Já quanto ao ramo de atuação, o comércio segue liderando o ranking, com 7.886 novos negócios em janeiro e fevereiro deste ano.

Para o secretário da SDE, Luciano Buligon, o saldo positivo na abertura de empresas é o reflexo da confiança e do otimismo do empreendedor no Estado, sinal de mais emprego e melhor qualidade de vida. “A economia catarinense está aquecida, resultado de ações estratégicas, do trabalho em conjunto e de um sistema eficaz, que funciona para o investidor. Além disso, Santa Catarina tem vários incentivos e programas para quem quer empreender simplificando e atraindo novas empresas”, destaca.

O estado possui 1.128.009 empresas ativas.

Mulheres empreendedoras 

A participação das mulheres na vida econômica catarinense aumenta consideravelmente a cada ano. Muitas delas empreendem em busca de uma atividade rentável que possa ser construída de forma autônoma e independente. Dados analisados pela equipe técnica da Jucesc indicam que, em Santa Catarina, 38% dos sócios/administradores de empresas são mulheres, ou seja, 840.170 mil, de um total de 2.190.400 pessoas.

“Ao analisar os dados acima, temos mais uma vez a certeza que as micro e pequenas empresas são os grandes impulsionadores do desenvolvimento econômico de Santa Catarina. E as mulheres, cada vez mais representativas nesta fatia de mercado, contribuem para o fortalecimento de novos negócios e oportunidades”, finaliza a presidente da Jucesc, Renata Silva.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!