Educação a distância é alternativa para público sem tempo ou mobilidade
Durante muito tempo, o ensino convencional acabava desmotivando pessoas que não podiam seguir determinados horários ou cronogramas. Pais de família, idosos e pessoas com deficiências muitas vezes preferiam não iniciar uma universidade, fosse pelo tempo limitado ou pela dificuldade de locomoção em seu dia a dia através de grandes cidades, ou ainda por longas distâncias.
No entanto, a educação a distância quebrou essas barreiras, diminuindo distâncias e flexibilizando horários. Por outro lado, o ensino a distância, ou EAD, também tem se tornado um campo atrativo para as instituições de ensino, que nos últimos anos têm notado uma procura maior por esses cursos, além de contar com custos menores que os de um curso presencial.
Conheça algumas das pessoas que podem se beneficiar ao escolher cursos na modalidade EAD.
Jovens no mercado de trabalho
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, exigindo que até mesmo os jovens recém-formados busquem se especializar ainda mais, fazendo cursos ou mesmo uma nova graduação. Por este motivo, os jovens devem se dedicar com ainda mais afinco para conquistar o lugar que eles sonham em ocupar. Isso é possível mesmo com uma rotina cheia de compromissos, pois o EAD permite maior disponibilidade de horários, além de tirar a obrigação de estar no mesmo lugar que seu professor e colegas de turma.
Quem tem compromissos em casa
Quem precisa estar em casa para cumprir com seus compromissos também pode se beneficiar do ensino a distância, pois a melhor administração do tempo livre é a maior vantagem de quem opta por essa modalidade. Com isso, é possível distribuir melhor os seus horários de estudos, outras obrigações e até mesmo o seu lazer, montando a sua grade da maneira que for mais conveniente. No entanto, é necessário se lembrar que apenas a disciplina permitirá que você se organize adequadamente, conseguindo realizar todas as suas tarefas sem deixar nada pelo caminho, o que levaria ao acúmulo de atividades para um curto período de tempo e prejudicaria seus estudos.
Pessoas com mobilidade reduzida
Locomover-se, seja para longas distâncias ou mesmo dentro da mesma cidade, pode ser um grande problema, principalmente pelo tempo que esse deslocamento pode levar. No entanto, para quem tem a mobilidade reduzida, essas distâncias, além de demoradas, podem ser extremamente desconfortáveis ou incômodas. No caso de idosos ou pessoas com deficiência, a alternativa de estudar em um lugar que ofereça as condições ideais, além de não precisar usar o transporte público ou passar muito tempo no trânsito em horários de pico carregando os materiais escolares, já se tornam um grande benefício.
Pesquisadores
Para quem se dedica a outras pesquisas e estudos, o EAD permite que você dedique mais tempo a essas pesquisas, inclusive àquelas que são da sua área. Desta forma você consegue ficar mais tempo em bibliotecas, visitar museus, laboratórios e outros lugares de onde você irá tirar as informações para realizar seus projetos.
Da redação