00:00
21° | Nublado

Dia dos Avós: união de gerações para construir memórias

As memórias afetivas geralmente não são feitas de grandiosos acontecimentos, mas sim dos pequenos momentos do cotidiano (Foto: Reprodução/Internet) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 26/07/2022

Nesta terça-feira, dia 26 de junho, comemora-se o Dia dos Avós. O papel das avós e dos avôs para a construção familiar é fundamental, pois além de serem um símbolo de afeto e sabedoria, através de suas influências surgem as tradições e os costumes parentais. 

O Play Pesquisa e Conteúdo Inteligente relatou em seu estudo realizado em 2021, que no Brasil existem aproximadamente 73 milhões de avós, com faixa etária entre os 50 anos até os 80 anos e afirma que esse número é a consequência de que as pessoas estão vivendo mais, por conta de um envelhecimento ativo e saudável. Ou seja, os netos estão convivendo mais com os vovôs e as vovós.

Mas, quando se trata da relação entre avós e netos, alguns fatores podem favorecer ou também dificultar esse relacionamento, por conta da diferença entre gerações. De acordo com a especialista em qualidade de vida na terceira idade e envelhecimento ativo da Senior Concierge, Márcia Sena, “mesmo havendo diferenças entre as gerações, esse relacionamento é de extrema importância para a saúde mental do idoso, pois, na terceira idade, uma vida socialmente ativa e próxima dos seus familiares traz diversos benefícios. Além de ser uma oportunidade para repassar as suas experiências, visto que o idoso tem a necessidade de saber que sua história e legado terão continuidade”, explica.

E esse relacionamento é enriquecedor também para os netos, pois é a oportunidade de aprenderem e conhecerem mais sobre suas raízes familiares.

De acordo com a especialista, as memórias afetivas geralmente não são feitas de grandiosos acontecimentos, mas sim dos pequenos momentos do cotidiano, caracterizando-se em recordações repletas de felicidade, carinho, saudade e afeto, que muitas vezes são sentimentos que trazem conforto emocional e bem-estar. 

Enfrentando a diferença de idade entre avós e netos

A diferença de idade entre avós e netos exige compreensão, pois são duas gerações que viveram e vivem realidades e costumes distintos.

Para que haja uma relação afetuosa, Márcia Sena deixa algumas dicas valiosas para os netos:

- É importante que tenham paciência com seus avós, pois algumas vezes o ritmo é outro;

- Respeitem a opinião do idoso e a experiência de vida

- Não infantilizem o idoso

- Disponibilizem um tempo de convívio social com qualidade


- Colecionem memórias com os avós 

 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI