Definido o número de alerta via SMS que a Defesa Civil SC vai usar em fevereiro
Foi definido o número que a Defesa Civil SC irá enviar alertas via SMS: 40199. Santa Catarina é piloto neste projeto que é coordenado pela secretaria de Estado da Defesa Civil. Os testes devem iniciar a partir de fevereiro em 20 municípios pilotos. O secretário de Estado Rodrigo Moratelli, explica que a Defesa Civil SC, o Centro Nacional de Desastres (Cenad), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel tem como objetivo proteger a população. "As pessoas que residem nesses municípios irão receber uma mensagem do número 40199 sobre o serviço de alerta. O cidadão responde com o CEP que deseja ser monitorado", esclarece.
Os números serão registrados numa Base de Dados de Emergência gerenciada pela ABR Telecom. O Cenad encaminhará a mensagem inicial para a população de uma determinada região definida para ter a notificação de alertas com o seguinte conteúdo:
“Defesa Civil Informa: Novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com o CEP de interesse".
O objetivo é iniciar uma campanha de divulgação. A pessoa que estiver dentro dos 20 municípios pilotos pode cadastrar mais de um CEP desejado. Ao realizar o cadastro, o usuário receberá a seguinte mensagem:
“Cadastro realizado com sucesso. O celular esta apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”
Além da opção "Cadastrar" e "Sair", o cidadão também pode pedir "Ajuda", "Consultar" o endereço cadastrado.
“Para cadastro envie o número do CEP para 40199. Para cancelamento envie SAIR e o CEP para 40199. Para consultar CEP cadastrado envie CONSULTAR para 40199”
O serviço de alerta via SMS é custeado pelas prestadoras de SMP. A população não terá nenhuma cobrança ao receber ou enviar mensagens de texto de alertas. A secretaria de Estado da Defesa Civil e o Cenad também não terão custos. O objetivo é informar a população sobre situações eminentes de Desastres, Emergência e/ou Estado de Calamidade Pública, através de mensagens divulgadas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).
Fases do projeto
A implementação do serviço de alerta via SMS ocorre em duas etapas. Sendo que Santa Catarina é piloto neste projeto. Em fevereiro começa a primeira etapa de teste com os 20 municípios catarinenses. Esta fase segue por 120 dias, ou quatro meses.
Já a fase 2 ocorre após 65 dias a conclusão da fase 1. Nesta etapa será nacionalizada já com a experiência dos municípios catarinenses. O envio de alertas também ocorre por georreferenciamento, a partir das antenas de telefonia móvel.
Da Redação
Da Redação