00:00
21° | Nublado

Defesa Civil monitora formação de tempestade subtropical Yakecan

Maré alta alagou a SC-405 no Bairro Rio Tavares (Foto: Cristiano Estrela / Secom) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 17/05/2022

A Defesa Civil do Estado está acompanhando a formação e o deslocamento da tempestade subtropical Yakecan entre a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As equipes de monitoramento seguem em tempo real o fenômeno. Na tarde desta terça-feira, 17, os ventos atingiram velocidade superior a 75km/h no estado: em Urupema as rajadas chegaram aos 75,3km/h, em Siderópolis 65,8 km/h e em Rancho Queimado, 62,1 km/h

De acordo com a Defesa Civil, até a noite de quarta-feira, 18, o sistema pode se intensificar e ganhar características de Tempestade Tropical, trazendo ventos sustentados, que são contínuos, de 75 km/h. 

Em Santa Catarina, a previsão é que os ventos intensos e persistentes comecem a ganhar força na noite desta terça, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral catarinense. Entre a noite de terça, 17, e a manhã de quarta, 18, podem atingir rajadas acima de 100 km/h nos pontos mais altos da Serra e valores entre 60 e 90 km/h nos planaltos e no Litoral. 


Foto: Fabricio Escandiuzzi / DCSC

Além disso, o ciclone favorece a condição de mar agitado a grosso e traz risco para ressaca e alagamentos costeiros em todo litoral catarinense, como o observado na tarde desta terça em Florianópolis. Esta condição ainda deve ser agravada pela combinação da maré de sizígia, provocada pela lua cheia. O risco é elevado para embarcações em todo o Litoral catarinense.

“Seguimos acompanhando, por meio de nossa equipe, a evolução do sistema e solicitamos que a comunidade acompanhe os nossos avisos meteorológicos emitidos pelo SMS e redes sociais”, disse o secretário chefe da Defesa Civil, David Busarello.

Avisos meteorológicos apontam as condições marítimas, incluindo ressaca e alagamentos costeiros, também foram disparados pela Defesa Civil. Os informes podem ser acessados pelo link.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI