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Conheça seis dicas para manter a harmonia com os colegas de trabalho

Com essas atitudes você será capaz de manter um ambiente de trabalho mais harmonioso e atingir todos os resultados traçados (Foto: Divulgação)

Publicado em 15/10/2016

Em época de enxugamento de equipes, em que as empresas exigem mais resultados com menos pessoas, é natural que o nível de estresse aumente. No entanto, é preciso muito cuidado para não “descontar” a pressão no colega - que provavelmente está na mesma situação que você.

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Para manter a harmonia no trabalho e não desestabilizar as suas próprias emoções, conheça seis dicas importantes para agregar ao seu dia a dia profissional e melhorar o relacionamento com a equipe.

1 - Antes de querer ser compreendido, compreenda o outro

O primeiro passo para manter a harmonia com os colegas é compreender que o seu ponto de vista não é necessariamente o mesmo do outro. Cada um de nós enxerga a realidade do seu próprio jeito, de acordo com a sua história pessoal e as suas experiências. Por isso, cada pessoa constrói uma visão diferente do mesmo problema.

2 - Olhe as situações de pontos de vista diferentes

Desenvolva uma visão mais aberta para poder observar as situações e as pessoas de diferentes perspectivas e ângulos. É preciso se distanciar, por um momento, do que você quer e olhar para a situação como um observador, da forma mais neutra possível - emotivamente falando -, suspendendo por um momento os julgamentos pessoais.

3 - Seja gentil na sua comunicação

Muitas vezes, as palavras usadas, o tom de voz, o volume, a postura corporal, as expressões do rosto e os gestos são elementos que podem minar a harmonia e alimentar conflitos entre a equipe. Isso pode influenciar diretamente nos resultados. Seja gentil na comunicação. Ser assertivo não significa ser agressivo nem violento.

4 – Tenha bom humor e seja otimista

Manter o bom humor, o otimismo e treinar olhar sempre o lado bom das situações são atitudes que influenciam positivamente a vida das pessoas. Além disso, ajudam a manter a mente aberta e a melhorar os relacionamentos interpessoais.

5 - Expresse gratidão

Expressar o sentimento de gratidão para as outras pessoasdesenvolve a valorização e o fortalecimento dos vínculos e da confiança.

6 - Cuide de você e respeite suas necessidades

Cultive os seus sonhos. Cuide do seu corpo, da sua saúde, espiritualidade e força interior, afinal, estar bem consigo mesmo reflete positivamente em tudo, inclusive nos relacionamentos com as outras pessoas.