00:00
21° | Nublado

Como se organizar para utilizar a renda extra de final de ano

Foto: Reprodução/Internet

Publicado em 14/10/2021

No final do ano as empresas pagam o 13º salário, mas além do dinheiro extra, aumentam também os gastos, seja com presentes de Natal ou para quitar as contas de janeiro – tais como IPTU, IPVA, rematrícula de escolas, entre outros.

Para usar esse dinheiro de forma consciente, Thaís Niedzwiecki e Ingra Ohana, contadoras e especialistas em perícia contábil, trazem dicas importantes. Elas salientam que é importante planejar antes de sair usando o dinheiro recebido, já que esta é uma excelente oportunidade de colocar as finanças em dia.

Dicas para economizar o 13º

- Uma boa técnica para conseguir juntar seu 13º para gastos supérfluos é fazer um planejamento anual, listando todas as despesas extras e depois disso dividir por 12, ou seja, esse é o valor mensal que deverá ser guardado, para ao final do ano você arcar com os gastos extras sem mexer no 13º.

13º para pagar dívidas

- Primeiro verifique quais são as dívidas em atraso e com juros maiores. Estas devem ser priorizadas para a utilização do décimo. Outra opção é a antecipação de parcelamentos que representam uma boa vantagem financeira, como a redução de juros ou ainda que representam um comprometimento maior de seu salário mensal. O mais importante é ser estratégico neste momento e pensar com coerência.

Caso não tenha feito um planejamento mensal antecipado

- Se as despesas extras bateram na sua porta, sem um planejamento prévio, aproveite para negociar tudo à vista. A maior parte destes custos possuem benefícios para o pagamento adiantado ou à vista.

Seja criativo

- É uma época com muitas festas e muitos presentes. Analise se são necessárias tantas comemorações, tantos mimos, ou, se usando a criatividade, é possível reduzir estes valores.

- Depois de resolver todas as pendências, não esqueça dos seus sonhos. Use esse recurso para se presentear, mas não entre em novos parcelamentos.

- Não esqueça de poupar. Faça uma lista com objetivos de curto, médio e longo prazo e analise o que aquilo implicará nas suas economias.

- Poupar é extremamente importante e este pode ser um ótimo momento para compor uma reserva financeira.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp