00:00
21° | Nublado

Comitiva catarinense sela acordo de cooperação com o Porto de Sines

O acordo visa para fortalecer cadeia logística e de comércio exterior. (Foto: João Paulo Gomes Vieira/Secom)

Publicado em 12/07/2024

No quarto dia de missão em Portugal, a comitiva catarinense esteve no Porto de Sines – o maior do país europeu. Durante a visita, o presidente do Conselho de Administração do Porto, José Luis Cacho e o governador, assinaram um termo de cooperação para troca de conhecimento e informações acerca da atividade portuária, principalmente, com relação às novidades tecnológicas e temas como a descarbonização dos portos. Para as autoridades, a parceria também é fundamental para ampliar o acesso ao mercado europeu, potencializar as exportações e consolidar novos negócios.

Fazem parte do termo de cooperação as secretarias de Articulação Internacional (SAI) e de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF). O secretário da SPAF, Beto Martins, destaca a sinergia deste movimento de parcerias com Portugal por parte do Governo do Estado. “Nós vamos ter voos diretos de Florianópolis a Lisboa, agora temos essa parceria via portos, envolvendo vários setores, ou seja, é uma grande oportunidade de fortalecer e expandir uma relação de comércio exterior que daqui de Portugal pode avançar por todo o continente europeu”, assinala Beto Martins.

O secretário cita ainda que a empresa que opera no terminal da Portonave, em Navegantes, é a mesma que opera no Porto de Sines, o que amplia a possibilidade de ações conjuntas para o desenvolvimento mútuo.

“Para nós é um prazer receber aqui o governador de Santa Catarina, um estado do Brasil que tem especial significado dado ao tecido industrial muito parecido com o de Portugal. Para nós, a aposta na logística de Santa Catarina é da maior importância, assim como desejamos que Santa Catarina olhe para o Sines como uma porta de entrada para a Europa, ajudando as empresas brasileiras e catarinenses a ampliarem seu potencial de exportação para o mercado europeu. Nós desejamos que a força dessa conectividade nos ajude a desenvolver bons negócios para ambas as partes”, conclui o presidente do Conselho de Administração do Porto Sines, José Luis Cacho.

O Porto de Sines

O Porto de Sines é um porto de águas profundas, líder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições naturais ímpares na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios. Dotado de modernos terminais especializados, pode movimentar os diferentes tipos de mercadorias, está aberto ao mar e conta com excelentes acessibilidades marítimas sem constrangimentos.

É o principal porto na fachada ibero-atlântica, cujas características geofísicas têm contribuído para a sua consolidação como ativo estratégico nacional, sendo, por um lado, a principal porta de abastecimento energético do país (petróleo, derivados, e gás natural) e, por outro, posiciona-se já como um importante porto de carga geral/conteinerizada com elevado potencial de crescimento para ser uma referência ibérica, europeia e mundial.

Com uma construção relativamente recente, no ano de 1978, dispõe de um ordenamento de referência, livre de pressões urbanas, assegurando capacidade de expansão a longo prazo. Conta ainda com acessibilidades terrestres adequadas para o tráfego atual e com um plano de evolução rodoferroviário, que permitirá dar resposta às projeções futuras de crescimento do porto e da sua área de influência.

O Porto de Sines e a sua Zona Industrial e Logística de retaguarda, com mais de 2.000 hectares, são uma plataforma logística de âmbito internacional com capacidade para receber os grandes atores dos setores marítimo-portuário, industrial e logístico.

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045