Comércio e serviços concentram 63% das vagas de julho em SC

Santa Catarina registrou desaceleração na geração de empregos em julho. Foram abertas 2.773 vagas com carteira assinada, uma redução de 78% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 59% na comparação com junho. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Governo Federal.
Setores que mais contrataram
Mesmo com o recuo no ritmo de admissões, os segmentos de serviços e comércio se destacaram, respondendo juntos por 1.867 novas oportunidades de trabalho. Esse volume corresponde a 63% do total de vagas criadas no mês no estado.
Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o resultado não surpreende. Ele avalia que o ambiente econômico atual impõe limitações ao mercado de trabalho. Entre os fatores que pressionam a atividade, estão os juros elevados, que encarecem o crédito, a inflação acima da meta, que restringe o consumo, e ainda as tensões na política externa, agravadas pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos.
Perspectivas para o segundo semestre
Segundo Dagnoni, o primeiro semestre apresentou desempenho satisfatório apesar das dificuldades. Porém, a tendência para os próximos meses é de avanço mais moderado. “Não esperamos retração do PIB, mas a sinalização é de crescimento em ritmo bem mais contido”, afirma.
Leia também:
- Setor de food service ganha destaque com programação intensa
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Outros posts Ver todos
