Chuvas de Maio - Atualização - 5 de maio, 9h
A Defesa Civil Municipal, informa que o volume de chuva acumulada registrado foi de 254,8 mm desde segunda-feira. Como previsto, a chuva diminuiu e, nesta madrugada, o vento passou a ficar mais forte, chegando a rajadas de 60 km/h.
Durante o dia de ontem, a Floram registrou e atuou na queda de 10 árvores, fazendo a remoção. A equipe está atuando também em monitoramento de árvores que apresentam risco de queda, principalmente com o aumento da velocidade do vento.
A Secretaria de Infraestrutura atuou com cinco caminhões hidrojato em pontos de alagamento e somente nesta quarta-feira, e, desde segunda-feira, já fez a remoção de mais de 1 milhão de água acumulada nas ruas.
A Secretaria de Assistência Social tem até o momento cinco pessoas acolhidas no hotel credenciado. Três pessoas de uma família, que moravam na casa afetada em um deslizamento da última terça-feira, e duas pessoas de outra família, que tiveram a casa alagada. Neste caso, a família pode retornar assim que a água baixar na residência.
O monitoramento da situação prossegue com Defesa Civil (meteorologia e chamadas 199), e Guarda Municipal (trânsito e pontos de alagamento). Os voluntários treinados pelo Curso de Voluntariado em Emergências foram acionados para ficar em alerta.
Doações
A Fundação Somar Floripa antecipou o início da campanha de cobertores e está recolhendo arrecadações. Também já foram doadas 200 cobertas para a Passarela da Cidadania para atender a demanda de pessoas em situação de rua acolhidas com a chuva.
Pós chuvas
Na manhã desta quinta-feira (5), equipes da Prefeitura de Florianópolis já passam a percorrer a cidade para identificar pontos afetados com as chuvas e começar os consertos definitivos. Serão feitos reforço da coleta, reparos nas vias, verificação de risco em pontos identificados como de risco, drenagem e limpeza de bueiros e valas. Vale ressaltar que valas e bueiros são limpos regularmente como forma de prevenção