00:00
21° | Nublado

CaTec+ amplia ensino técnico e abre portas para o mercado

CaTec+ amplia ensino técnico e abre portas para o mercado
O programa CaTec+ amplia o acesso ao ensino técnico em Santa Catarina, alinhando cursos às demandas do mercado de trabalho e fortalecendo a formação integrada ao ensino médio. (Foto: Marco Favero/Arquivo/Secom GOVSC)

Publicado em 23/09/2025

O Governo de Santa Catarina intensifica seu investimento no ensino técnico com o programa CaTec+, iniciativa que integra o movimento Educação Levada a Sério. A ação busca ampliar o acesso à educação profissional, alinhando os cursos técnicos às demandas do setor produtivo e fortalecendo a oferta de ensino integrado ao ensino médio.

Segundo o governador Jorginho Mello, o programa representa uma transformação significativa no ensino técnico catarinense. “O ensino técnico oferece uma experiência enriquecedora aos alunos, permitindo que saiam da escola com mais um diploma e aumentando suas chances de inserção rápida no mercado de trabalho. Além disso, depois do ensino médio e técnico, o estudante pode seguir para a graduação com o programa Universidade Gratuita”, afirmou.

Crescimento das matrículas e novas vagas

Nos últimos dois anos, as matrículas em cursos técnicos cresceram 150%, passando de 12 mil em 2023 para 30 mil em 2024. Com o lançamento do CaTec+, o governo prevê 35 mil novas vagas em parceria com empresas privadas e 15 mil oferecidas pela rede estadual de ensino.

A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, explica que a oferta de cursos será regionalizada, considerando os arranjos produtivos locais: “Construímos um mapeamento das necessidades regionais nos últimos três meses para garantir que os cursos atendam à demanda dos arranjos produtivos e melhorem a empregabilidade dos alunos”, destacou.

Política de Educação Profissional e Tecnológica

A Secretaria de Estado da Educação (SED) concluiu em agosto a Política de Educação Profissional e Tecnológica para o Território Catarinense. O documento organiza a oferta de ensino técnico no estado, promovendo a formação da juventude catarinense em sintonia com o setor produtivo e contribuindo para o desenvolvimento econômico de todas as regiões.

Educação Levada a Sério: maior pacote de investimentos do Estado

O programa Educação Levada a Sério reúne o maior pacote de investimentos da história da educação catarinense, com R$ 4,1 bilhões destinados a quatro eixos estratégicos: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+.

As ações contemplam desde a qualificação da aprendizagem dos estudantes, a valorização e formação continuada de professores, até a melhoria da infraestrutura escolar e o fortalecimento do ensino técnico alinhado aos arranjos produtivos regionais. O pacote também oferece contrapartidas para estudantes nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc, com impactos diretos no desenvolvimento socioeconômico do estado.

 

Leia também:

- Empresas correm para se adaptar às novas regras tributárias

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI