00:00
21° | Nublado

Cães de busca viram mascotes do Programa Bombeiro Mirim

Hunter é o mais brincalhão da turma. Ele sempre ajuda a encontrar pessoas e objetos desaparecidos (Fotos: CBMSC/ Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 19/04/2023

Os cães de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) viraram mascotes do Programa Bombeiros Mirim, que atende crianças de todo o estado, promovendo a prevenção. 

Os labradores têm um ótimo temperamento e faro, além de adorar pessoas, água e ser uma excelente companhia. Essa raça é extremamente inteligente, sensível, com uma índole gentil e um forte desejo de agradar. E foi essa soma de fatores, aliada ao intuito do projeto que é a prevenção, que gerou os três novos mascotes, como forma de homenagem. Essa turminha ajudará o CBMSC na missão de formar os novos bombeiros mirins.

Sobre o programa Bombeiro Mirim

O Bombeiro Mirim é o programa de prevenção de acidentes do CBMSC, destinado a capacitar os alunos do 4º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Santa Catarina. O objetivo é ensinar os alunos a agirem de maneira preventiva em situações de riscos de acidentes e ainda quanto ao correto uso dos sistemas preventivos das edificações, em especial do ambiente escolar.

Acatado PL que aumenta grau de transparência nos contratos firmados pelo Estado

As aulas são realizadas dentro das escolas e a ementa do programa abrange conteúdos relativos a serviços de emergência, prevenção de acidentes na infância e juventude, primeiros socorros aplicados à criança e ao adolescente, segurança e prevenção em desastres naturais, segurança contra incêndio e ao final, uma visita ao quartel do Corpo de Bombeiros, além de formatura. O Programa Bombeiro Mirim possui uma carga horária total de 12 horas.

Conheça os três mascotes:

Malu

É uma cadela de cor chocolate, muito querida com as crianças. Ela adora abraçar e bater fotos. A missão preferida desta personagem é a prevenção a incêndios. Esta cadelinha é inspirada na já falecida Malu, cão de busca que foi conduzida pelo tenente-coronel Walter Parizotto, precursor da atividade com cães na corporação. A Malu atuou entre os anos de 2004 e 2013 e faleceu no mês de maio de 2022.

Hunter

É o cão de busca de cor preta, o mais brincalhão dessa turma. Super curioso e com um olfato incrível, a atividade preferida dele é o esconde-esconde. Ele sempre ajuda a encontrar pessoas e objetos desaparecidos.

Este personagem é inspirado no cão de busca ativo Hunter, que tem 7 anos e é a dupla do cabo Ronaldo Fumagalli, juntos eles vivem na cidade de Curitibanos e são frequentemente acionados para buscar. O faro do cão Hunter é impressionante. Eles já participaram de grandes missões, não apenas em Santa Catarina, mas em outros locais como por exemplo: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, além de participarem da formação de outros cães de busca e bombeiros cinotécnicos (que trabalham com cães).

Ice

É o cão de cor caramelo, o mais famoso dessa turma, adora nadar e qualquer atividade na praia e nos rios. Com ele não tem tempo ruim, é o primeiro a aparecer quando o assunto é diversão.

O cão Ice é aposentado para buscas e hoje vive uma boa vida junto ao condutor Sargento RR Evandro Amorim. O Ice está com quase 14 anos e cheio de energia. Ele participou de grandes missões como Mariana, já auxiliou na formação de dezenas de cães e condutores e ainda foi o primeiro cão guarda-vidas do Brasil. Hoje a principal atividade do Ice é tomar água de coco e brincar.

 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br