Baleia de bryde encalha na Praia do Rosa

Uma baleia-macho, da espécie bryde (Balaenoptera sp.) encalhou morta na Praia do Rosa, em Imbituba (SC), na manhã desta segunda-feira (26). As informações são do ProFRANCA, que estuda as baleias-francas no litoral brasileiro, com patrocínio da Petrobras. “Estamos estudando o caso, com nossa equipe mobilizada. As baleias de bryde são relativamente costeiras e já foram avistadas algumas vezes em nosso litoral”, diz Karina Groch, diretora do projeto. Essa espécie pode chegar a 15,5m de tamanho quando adulta, e pesar até 26 toneladas.
A região pertence ao Trecho 2 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, cujo monitoramento é de responsabilidade do Instituto Australis e a necropsia do Laboratório de Zoologia da UDESC/Laguna. Além das equipes do PMP-BS, também foi acionado o Protocolo de Encalhes e Emalhes da APA da Baleia Franca/ICMBio, do qual fazem parte a APABF, o Instituto Australis, Associação R3 Animal, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da UNESC, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Polícia Militar Ambiental, que trabalham em parceria para o atendimento a estas ocorrências na região da APA.
O ProFRANCA - Projeto Franca Austral - é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
