Aumente a sua renda com essas dicas
Para alcançar algumas metas, além de economizar, muitas vezes é preciso também pensar em formas de conseguir uma renda extra, uma vez que a maioria dos projetos pessoais e profissionais tem um preço.
Muitos acreditam que conseguir uma renda extra é difícil. Contudo, com esforço e planejamento é possível incrementar o orçamento do mês, seja eliminando desperdícios, seja reajustando suas despesas ou aumentando sua receita com uma atividade extra. Vivien Aucar, Gerente de Investimentos e Educação Financeira da Unicred Central Conexão, dá dicas que ajudam a aumentar a renda e organizar a vida financeira.
Consumo consciente - O consumo consciente é uma excelente prática para quem quer aumentar a renda e ter um dinheiro extra no final do mês. Portanto, antes de comprar algo, analise se aquilo é realmente necessário. Muitas vezes, comprar por impulso pode prejudicar seu orçamento ao longo do mês. “Hábitos financeiros saudáveis fazem toda a diferença na qualidade de vida e bem-estar”, reforça Vivien Aucar.
Economizar - Parece uma tarefa chata, mas, com pequenas mudanças de hábitos, a economia gerada ao final dos meses pode ser revertida como um dinheiro extra. O que deixamos de gastar representa um espaço a mais no orçamento. “Existe muito desperdício no orçamento dos brasileiros e é preciso identificá-los. Fazer pequenas economias no dia a dia como apagar as luzes ao sair dos ambientes e diminuir o tempo do banho podem ajudar”.
Investir - A diferença economizada nos gastos do mês pode se tornar um investimento recorrente. Afinal, dinheiro parado não rende. Sendo assim, ao investir, você faz o dinheiro “trabalhar por você”. Por isso, o investimento acaba sendo uma forma ágil de aumentar o patrimônio financeiro ao longo do tempo. Há diversas categorias de investimentos e o primeiro passo para começar a investir é planejar o orçamento e verificar a capacidade de poupança de cada pessoa. “É muito importante não investir somente o que sobra do seu salário. É preciso planejar o investimento como se fosse um compromisso todos os meses. O recomendado é investir pelo menos 10% da renda”, orienta a especialista.
Conforme for a evolução na gestão do orçamento é possível aumentar o valor do investimento, passando-o para 15% ou 20% dos seus ganhos mensais. Além disso, é preciso escolher o investimento mais adequado para cada objetivo (curto, médio ou longo prazo) e de acordo com seu perfil de investidor.
Investimentos a curto e médio prazo - Umas das dicas de investimento para objetivos de curto prazo é buscar modalidades de baixo risco e alta liquidez. Aqui, o CDI pode ser um grande aliado. Mas é preciso lembrar que o CDI é um indicador, e não o investimento. Então procure por: CDBs, RDCs ou Fundos de Renda Fixa Referenciados ao CDI, que são alguns exemplos.
Para objetivos de médio prazo títulos do Tesouro Direto podem ser uma boa opção, nesta modalidade o investidor estará emprestando seu dinheiro ao Governo, o que traz um baixo risco. Os títulos públicos possuem liquidez e diferentes opções de vencimentos, alem de permitirem aplicações de valores baixos.
Já as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito Agrícola (LCA) são títulos emitidos por instituições financeiras para estimular estes dois setores. Eles são tipos de investimentos de renda fixa isentos de IR para a pessoa física. Porém, eles podem possuir condições específicas de resgate e valores mínimos de aplicação.
Investimentos a longo prazo - Os investimentos a longo prazo são excelentes opções para quem não precisa de liquidez imediata. Há diversas opções de investimento a longo prazo. Ações, títulos públicos atrelados à inflação (com vencimentos longos), previdência privada e fundos multimercados são alguns exemplos. Logo, é preciso verificar a compatibilidade com o perfil do investidor.
Gerar renda extra - Há diversas formas para aumentar a renda que podem passar despercebidas. Por isso, uma dica é abrir a mente. Que tal se aventurar em outro trabalho ou área, por exemplo? Se você gosta de cozinhar, uma ideia é vender doces, salgados ou o que preferir. Gradualmente, os lucros irão aumentar, assim como sua renda mensal.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!