00:00
21° | Nublado

Antigo edifício-garagem abrigará Arquivo Público do Estado

Arquivo Público do Estado ganha nova sede e gera economia de mais de R$ 1 milhão (Fotomontagem:Ascom)

Publicado em 02/07/2023

Em celebração ao 63º aniversário do Arquivo Público de Santa Catarina (Apesc), comemorado no último dia 28 de junho, foi realizada a transferência de um imóvel de propriedade do Estado, localizado no Centro de Florianópolis, que será especialmente adaptado para abrigar permanentemente todo o acervo histórico do Apesc. Atualmente, o Estado paga aluguel por um imóvel no Morro da Fumaça para guarda de documentos, além da locação de imóvel para o Arquivo, gerando um custo anual de aproximadamente 1 milhão de reais.

O Arquivo Público, que é administrado pela Secretaria da Administração, é responsável pela padronização, guarda, preservação e divulgação do patrimônio histórico e documental do Estado, e conta com um acervo de 2.500 metros lineares de documentos, além de mapas, plantas, croquis, fotografias, cartazes e outros materiais arquivísticos. O novo local escolhido para ser a sede do Arquivo está situado na Rua Arcipreste Paiva, 41, e possui uma área de mais de 9 mil metros quadrados, o que possibilita não apenas a adequada guarda e conservação dos acervos, mas também a recolha de documentos que estão descentralizados em outros órgãos.

“Esse espaço aqui, que é um patrimônio do Estado e que anteriormente não era bem aproveitado, vai passar a desempenhar uma função pública e social, além de gerar uma economia imediata e significativa para Santa Catarina. A mudança da sede para o Centro de Florianópolis também facilita o acesso da população ao Arquivo, porque agora ele estará mais próximo das universidades e do público em geral”, destaca o Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello.

À medida que outros órgãos transferirem seus documentos permanentes para a nova sede do Arquivo, espera-se uma economia aos cofres públicos ainda maior, uma vez que não será mais necessário utilizar os espaços hoje designados pelas secretarias para a guarda desses documentos. “Por 30 anos, a falta de espaço impediu a coleta de documentos permanentes dos órgãos estaduais. Com a nova sede, poderemos realizar essa coleta e dispensar a necessidade de espaços adicionais para a guarda”, explica o secretário de Estado da Administração.

Próximos passos

Com a publicação da transferência já realizada no Diário Oficial desta quinta-feira, 29, os próximos passos para a transferência definitiva do Arquivo Público para a nova sede envolvem a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE), que já está elaborando o termo de referência para contratação do projeto de adequação do prédio para receber o Arquivo Público do Estado.

O imóvel conta com dois pisos destinados às atividades de atendimento ao público e administrativas e oito pisos que serão adaptados para a alocação do acervo. Após a entrega do projeto, será realizado processo licitatório para contratação de empresa para executar a obra.

Leia também: Governo reduz alícota de importação

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br