00:00
21° | Nublado

Parque Jardim Botânico: inicia colheita na horta

Horta sintrópica do Parque Jardim Botânico de Florianópolis (Foto: Divulgação)

Publicado em 28/09/2016

O Parque Jardim Botânico de Florianópolis reabre à visitação de quinta-feira (29) a domingo, das 7h30min às 18h. Nesta sexta-feira (30), anuncia o presidente da Companhia Melhoramentos da Capital, Marius Bagnati, os 167 participantes cadastrados no mutirão da horta começarão a colheita de rabanete e rúcula, hortaliças que estão prontas para o consumo.

Os participantes podem chegar durante todo o dia, mas estão convidados para a abertura simbólica da colheita às 10h. Caso haja excedente, será distribuído por doação aos visitantes do parque no sábado, conforme critério da gestora Comcap.  

Semana que vem, informa Bagnati, será formalizada a adesão de voluntários para as atividades no parque. “Há muitas pessoas entusiasmadas e dispostas a ajudar. Daremos oportunidade a todos.” Por meio de parcerias públicas e privadas, aponta ele, serão feitas aos poucos as melhorias demandadas pela cidade.

O novo pórtico do parque, com maior conforto e acessibilidade a portadores de necessidades especiais e com estrutura para veículos de socorro, informa o presidente da Comcap,  já foi projetado e será executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável.

É proibido por lei, sujeito à multa:

Som alto

Perturbar e alimentar a fauna silvestre

Trazer animais domésticos

Jogar lixo e entulho

Abandonar e maltratar animais

Acesso de veículos automotores

Fazer fogo e churrasco

Cortar vegetação

Fumar

Consumir bebida alcoólica.

 

Cuidado com crianças

Todo ambiente natural oferece riscos às pessoas. No Parque Jardim Botânico de Florianópolis há árvores altas, plantas com espinhos ou venenosas, lago, instalações desativadas e/ou rústicas, cisternas, áreas que tiveram uso agrícola no passado e animais silvestres. O visitante deve ter cuidado e permanecer atento às crianças.

Sem animais domésticos

A legislação que proíbe a permanência e trânsito de animais em locais de livre acesso ao público é a Lei Municipal 094, de 2001, artigo 7º. Mas no caso do Parque Jardim Botânico de Florianópolis, mais do que essa legislação sanitária, trata-se de cumprir orientação da autoridade ambiental, que é a Floram.

Por política pública de proteção à fauna silvestre, a Floram não permite o acesso de animais domésticos em unidades de conservação e parques ecológicos de Florianópolis. O novo parque segue o mesmo regulamento aplicado às unidades do Córrego Grande, Peri e Maciço do Morro da Cruz.

Assista à entrevista com Glauco Olinger

O comitê técnico do Parque Jardim Botânico de Florianópolis é sensível à demanda de parques urbanos e praças para atividades de lazer e recreação com animais de estimação. Entretanto, não são as áreas especialmente protegidas, como o novo parque, que poderão atender essa necessidade de uso.

Parques ecológicos e jardins botânicos (Resolução do Conama 339/2003) têm finalidade de preservação, conservação e lazer compatíveis com o cuidado da fauna silvestre e do valor multicultural das plantas. No Parque Jardim Botânico de Florianópolis há frequência de biguás, quero-queros, maçarico-da-cara-preta, por exemplo.

A Rede Brasileira de Jardins Botânicos, consultada sobre o assunto, informou que desconhece qualquer unidade no Brasil que permita a entrada de animais. Ao contrário, no Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Jundiaí e Inhotim é proibido o acesso e a permanência com animais domésticos ou exóticos, exceto nos casos previstos na Lei Federal nº 11.126/2005 (cães-guia).

Sala verde de visitas na capital das praias

O parque oferece ao visitante a vista do lago e do bosque açoriano, formado principalmente de nogueiras-da-índia, exemplares como olandi, considerada a primeira madeira de lei do Brasil, jerivá e garapuvu, árvore símbolo de Florianópolis. Além da paisagem natural, já estão disponíveis pista de caminhada, parque infantil, academia ao ar livre, redário, espaços para exposições, educação ambiental e valorização de resíduos orgânicos e horta modelo, implantada no final de agosto, com a presença de 167 pessoas.

O parque também conta com quadra de beach tennis e de vôlei, área de atividades físicas, sistema de iluminação e, em breve, viveiro de mudas e canteiro de plantas medicinais.