00:00
21° | Nublado

Contagem regressiva para retomar a rotina de sono
Buscar dormir e acordar sempre no mesmo horário, praticar atividades físicas e evitar o uso excessivo de telas antes de dormir são algumas dicas para um sono reparador

No período de férias, é comum a flexibilização dos horários para dormir e acordar, o que dificulta, para alguns, o ajuste desses momentos com o retorno do horário do trabalho ou das atividades escolares (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 20/01/2023

Conforme o mês de janeiro avança, as férias vão terminando e a população volta ao trabalho e aos estudos. Essa transição pode impactar diversos aspectos da rotina, em especial a qualidade do sono, devido à maior flexibilização dos horários durante os meses de folga. É comum, portanto, que a insônia dê as caras nesse período. Acontece que se não forem tomados os cuidados necessários para evitá-la, a qualidade de vida pode ser significativamente prejudicada.

A insônia é a dificuldade para iniciar ou manter o sono e também se manifesta quando o indivíduo acorda muito antes do horário desejado. Essa condição leva ao cansaço, sensação de sono não restaurador, dificuldade de concentração e memória, irritabilidade, sonolência diurna, riscos maiores de acidentes e, em casos extremos, risco de doenças cardiovasculares. Segundo dados da Associação Brasileira do Sono, 65% das pessoas do país apresentam dificuldades para dormir e 64% utilizam aparelhos eletrônicos antes do descanso, o que é prejudicial.

Cortar os cabelos faz mesmo com que eles cresçam?

O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra. A maioria, porém, precisa dormir de sete a oito horas por noite para acordar bem-disposta. Pesquisas recentes sugerem que aqueles que consideram suficientes quatro ou cinco horas de sono, na realidade, necessitariam dormir mais.

“No período de férias, é comum a flexibilização dos horários para dormir e acordar, o que dificulta, para alguns, o ajuste desses momentos com o retorno do horário do trabalho ou das atividades escolares. Quando a dificuldade para dormir se torna frequente, é importante buscar ajuda médica”, explica Cíntia Rosa, especialista em Medicina do Sono e Otorrinolaringologia.

Na coluna Lifestyle: Os efeitos do climatério, por Ceres Azevedo

Para conseguir um sono de melhor qualidade e evitar problemas de saúde, a médica sugere a adoção de alguns hábitos:

- Estabeleça um horário regular para deitar-se e acordar;

- Pratique atividades físicas – preferencialmente pela manhã, para os pacientes com insônia;

- Tenha uma dieta saudável;

- Desconecte-se de telas uma hora antes do horário desejado para dormir;

- Evite o consumo de substâncias que contenham cafeína após as 14h;

- Não se automedique;

- Evite cochilos longos durante o dia;

- Não realize refeições muito pesadas perto do horário de dormir;

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;

- Mantenha o ambiente escuro, com temperatura agradável e sem barulhos.


Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br