00:00
21° | Nublado

Exposição gratuita: “Etérea” transita entre o sagrado e o devocional

Data: 21/12/2023

Está em exposição "Etérea", no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, no bairro Coqueiros, em FlorianópolisA mostra, com entrada gratuita, tem cerca de cem obras, entre trabalhos artísticos e artefatos da Coleção Collaço PauloCriadas por artistas conhecidos e desconhecidos, representativos de diferentes escolas e países, as peças abarcam religiões de matrizes distintas, um tempo que se estende entre os séculos 14 e 21, além de uma ampla gama de materialidades e linguagens – bronze, cerâmica, madeira, pintura, escultura, entre outras.

O conjunto chama a atenção ora pela imponência e suntuosidade, ora por um austero vigor ou, em outros momentos, pela simplicidade. Sempre sob a ótica do pensamento de uma época, o visitante deve estabelecer correspondências constantes entre as mudanças nos âmbitos do tempo, da vida e da arte, a mostra convida à reflexão. Importante um exame mais atento às raridades.

A curadoria de Francine Goudel estabelece uma narrativa que permite pensar o sagrado, a crença, a devoção, o altruísmo, os mitos, o humano. “Etérea”, diz ela, é um mergulho na Coleção Collaço Paulo, por entre imagens seculares do acervo que suscitam à consistência dessas criações. “Com representações santificadas, objetos e peças que transitam entre o popular e o erudito, de diferentes escolas e matrizes temporais, a exposição agrupa e investiga os mistérios das concepções e narrativas atreladas a fé, ao sagrado, profano e devocional”.

Uma atenta percepção do espectador acionará relações entre ritos, mitos e símbolos religiosos, um modo como as tradições religiosas adotaram para se comunicar com os fiéis. Entre tempos imemoriais, o antigo e a atualidade, entre os séculos 14 e 21, a mostra em “suas heterogêneas abordagens”, como diz a curadora, propõe conexões entre aspectos materiais e espirituais de gerações distintas, ajudando, quem sabe, a conhecer e apreender o mundo e a existência sob uma nova ótica.

Propostas do Núcleo Educativo

Com longa duração, até 29 de junho de 2024, a mostra “Etérea” retoma o horário das 13h30 às 18h30, aos sábados, e se abre para um novo ciclo de propostas do Núcleo Educativo para atender os inúmeros pedidos de escolas públicas e privadas, bem como de representantes do terceiro setor (organizações não-governamentais), interessados na promoção da arte em favor da sensibilização e da amplitude do conhecimento em torno das exposições. Seguem, portanto, com uma série de atividades, entre elas os programas Instituto Conversa, Sábados com Arte e Instituto Entrevista. Com entrada gratuita, os programas são abertos à comunidade. Os agendamentos podem ser feitos através do formulário encontrado em http://institutocollacopaulo.com.br/educativo/

Mais sobre “Etérea”

Há muitos anos a humanidade busca representar em imagem a consciência do que poderia ser sagrado, cria alegorias sobre a fé e esboça as narrativas sobre as sofridas existências dos que procuram a devoção, o altruísmo e a benevolência. “Etérea” propõe um mergulho na Coleção Collaço Paulo, por entre imagens seculares do acervo que suscitam a consistência dessas criações. Com representações santificadas, objetos e peças que transitam entre o popular e o erudito, de diferentes escolas e matrizes temporais, a exposição agrupa e investiga, em mais de cem peças, os mistérios das concepções e narrativas atreladas à fé, ao sagrado, profano e devocional.   



A exposição conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), o apoio cultural da Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte, e o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Serviço

Exposição "Etérea"

Visitação: até 29/06/2024 - de segunda a sábado, 13h30min às 18h30min

Local: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)

Visitação com entrada gratuita

Saiba mais: www.institutocollacopaulo.com.br

Da redação

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045