00:00
21° | Nublado

Vinhos e livros best-sellers para curtir o restinho das férias
Sommelière da Wine comenta sobre os livros mais vendidos e recomenda vinhos para acompanhar a leitura

Seja nos romances emocionantes ou na ficção profunda, uma boa taça de vinho eleva a experiência literária. Qual o seu livro de janeiro? (Foto: Divulgação)

Publicado em 23/01/2025

Janeiro é sinônimo de descanso e reflexão. Para muitos, o período ideal para mergulhar na leitura e apreciar um bom vinho. E por que não unir o útil ao agradável, aproveitando estes dois prazeres ao mesmo tempo?  Marina Bufarah, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, propõe combinações perfeitas entre os livros mais vendidos no Brasil e vinhos saborosos, que prometem tornar a experiência literária ainda mais prazerosa. Da emoção dos romances de Colleen Hoover à introspecção de Napoleon Hill, há sempre um rótulo interessante para acompanhar cada página.

 

É assim que acaba - Ficção

A norte-americana Colleen Hoover tem liderado as vendas literárias com “É Assim Que Acaba” e a sequência “É Assim Que Começa”, definidos pela crítica como: romances corajosos e dramas fascinantes, que ilustram as dores de um coração partido e a felicidade de começar de novo. As narrativas abordam a força necessária para fazer as escolhas certas nas situações mais difíceis. Para acompanhar leituras fortes e expressivas como esta, a sugestão é um vinho instigante, com personalidade e uma dose extra de frescor para combinar com o verão. O vinho branco chileno  Dancing Flame Villarrica Gran Reserva Roussanne Marsanne 2024 cumpre todos esses requisitos, sendo um típico blend francês frutado com notas de pera e pêssego, toques florais e sutis notas de mel.

 

 A biblioteca da meia-noite- Ficção

Quão chocante não seria encontrarmos a nossa própria história em um livro, tanto a versão real quanto diversas outras versões de nós, caso tivéssemos feito outras escolhas em momentos-chave da vida? Esta é a proposta explorada no livro “A biblioteca da meia-noite”, do britânico Matt Haig. Para se aventurar na leitura deste romance fantástico, a indicação da sommelière é um vinho rosé brasileiro, o Kaipu Rosé 2023, jovem, leve, frutado, com boa acidez e frescor, o leitor poderá acompanhar as diversas jornadas da protagonista enquanto desfruta de um rosé que vai bem com uma variedade de petiscos. 

 

Mais esperto que o Diabo - Autoajuda

Encabeçando o topo das vendas de livros da Amazon está “Mais Esperto que o Diabo: O Mistério Revelado da Liberdade e do Sucesso”, do escritor póstumo norte-americano  Napoleon Hill. Por meio de uma entrevista fictícia com o Diabo, o autor ensina a enfrentar medos e limitações, e a encarar obstáculos comuns como a raiva, o ciúme, a falta de compromisso e a procrastinação. Uma curiosidade importante é que o livro foi escrito originalmente em 1938, mas lançado apenas em 2011, com comentários de Sharon Lechter, tendo vendido mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo. A indicação de vinho para acompanhar a leitura é o tinto chileno Vertice Limited Edition Valle De Apalta 2021, um vinho seco que pode auxiliar a acompanhar as reflexões e descobertas da leitura, bem como acompanhar a complexidade de sabores da bebida, enriquecida por amadurecimento de 22 meses em barricas de carvalho. 

 

Tudo é rio- Ficção 

“Tudo é rio” é um best-seller de ficção escrito pela brasileira Carla Madeira. A autora compartilha a história intensa de um triângulo amoroso entre seus protagonistas Venâncio, Dalva e Lucy. Com momentos trágicos e poéticos, a autora utiliza a metáfora do rio para representar o fluxo da história. Uma leitura envolvente e fluída, que ganha ainda mais leveza quando acompanhada pelas elegantes borbulhas. Para adentrar nesta trama, a indicação de vinho é um espumante espanhol, o Espumante Aleia Branco Brut, com aroma de frutas tropicais maduras e sabor refrescante, assim como o romance, instiga a saborear os prazeres e saber celebrar quando possível. 

 

A psicologia financeira - Educação financeira

Lidar bem com as finanças é um desafio compartilhado por milhares de pessoas. Investimentos pessoais e decisões de negócios não se explicam puramente na matemática, com dados e fórmulas. Na verdade, grandes decisões monetárias são tomadas durante jantares com a família e reuniões com os colegas de trabalho. “A Psicologia Financeira: Lições Atemporais Sobre Fortuna, Ganância e Felicidade”, do norte-americano Morgan Housel, aborda casos de sucessos e fracassos de investidores, demonstrando a importância do fator psicológico no para administrar e fazer o dinheiro render. Um tema cotidiano ganha graça e afinidade quando acompanhado de um grande clássico do mundo dos vinhos, como o tinto italiano Monteguelfo D.O.C.G. Chianti 2023, de corpo médio, com aroma de frutas vermelhas, trata-se de uma escolha mais madura que inspira ideias e novas resoluções para o ano que começa.

 

 

Da redação

Fonte: Wine

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI