Vinhos do Alentejo fazem sucesso em Florianópolis
Com a apresentação do produtor e enólogo Luís Louro, os clientes do Vino puderam apreciar delicias da Adega Monte Branco
A jornada da experimentação começou cedo. Por volta de 19h, como estava agendado, o espaço da Vino, um mix loja de vinhos/wine bar/bistrô já estava lotado. Fazendo as honras da casa, o empresário e restaurateur Raphael Zanette foi o anfitrião da noite, que teve como convidado especial o português Luiz Louro, enólogo e proprietário da Adega Monte Branco, localizada no Alentejo.
Já no início, Luis fez uma breve apresentação de seu histórico. Quando bem jovem, ele iniciou na cultura dos vinhos na vinícola de seu pai, a Quita do Moro. Comentou que seu primeiro contato com o vinho foi aos 8 anos de idade e que hoje, seus filhos com 6 anos, já tomam a bebida. Ele cresceu vendo o pai fazer vinho, mas com o passar do tempo pensou em buscar o próprio caminho. Partiu para a América e passou alguns anos trabalhando em vinícolas na área, em Sonoma, na Califórnia.
Raphael Zanette (E) e o enólogo Luís Louro com os vinhos da Adega Monte Branco
Em 2004, na volta à Portugal, ele estava pronto pra empreender na área. Foi quando fundou a Adega Monte Branco. Produzindo inicialmente com uvas de vizinhos, passou em seguida a produzir em área com 28 hectares de vinhas próprias, com castas tipicamente portuguesas. Hoje possui um total de 48 hectares de vinhas e os solos marcam o perfil dos vinhos da Monte Branco.
De acordo com ele, os solos calcários são mais profundos e férteis, originando uvas com maior equilíbrio e frescura, combinando com solos xistosos, terras pobres e austeras, fonte de concentração e mineralidade. Luis comentou também que quando faz seus vinhos sempre busca esse diferencial de terroir que transmita uma sensação de frescor e intimidade com os vinhos brancos e rosés, e uma complexidade envolvente com os tintos.
Enófilos se encantaram com os vinhos da Adega Monte Branco
O Aleto tinto harmonizou perfeitamente com o Ragu de linguiça com ovo mole
O Ragú de ossobuco com polenta foi harmonizado com o vinho top da Adega: o Monte Branco
A harmonização dos vinhos da vinícola Monte Branco com pratos preparados pela chef Simone Carvalho foi animando os paladares e "soltando a língua" dos comensais. O serviço dos vinhos esteve perfeito com a participação do incansável Roberto Basso. Os participantes degustaram seis rótulos da Monte Branco: o vinho de entrada foi o agradável Alento Rosé. Em seguida, o Alento Branco foi harmonizado com o tartar de salmão. Para o Alento Tinto, a harmonização foi feita com um ragú de linguiça com ovo mole. Depois, o Alento Reserva Tinto acompanhou um risoto de funghi. E, para acompanhar o prato principal, o ossobuco com polenta, nada menos que o top da Adega que leva seu nome: o Monte Branco. Pra finalizar, o Alento Reserva Branco acompanhou os queijos.
O Alento Reserva foi harmonizado com queijos finos, finalizando a noite de muito sabor e conhecimento
O Vino está localizado no Square SC, na Rodovia SC-401. A empresa é atualmente a maior rede de wine bars do país e possui um conceito que une loja de vinhos com wine bar.
Texto escrito por Hermann Byron
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!