Veja por que o vinho rosé serve para tantas ocasiões
No Dia Mundial do Rosé, sommelière do Grupo Wine faz indicações de rótulos e comenta sobre harmonizações

Celebrado no dia 28 de junho no hemisfeio Norte, o Dia Mundial do Rosé é uma homenagem ao estilo de vinho que conquistou paladares ao redor do mundo. Com visual colorido, leveza e versatilidade, os rosés deixaram para trás o estigma de vinhos adocicados ou inferiores e hoje brilham em eventos sofisticados. Essa categoria de vinhos nasceu em decorrência das preparações em que a água era adicionada para suavizar a intensidade dos tintos, ou quando uvas tintas e brancas cofermentavam nas jarras de barro, dando origem a um vinho rosado.
Mas foi na região de Provence, no sudeste da França, que eles se destacaram: presentes nas imagens de pessoas sentadas na Côte d'Azur ou em lugares paradisíacos de clima quente, estando presentes nas festas de piscina e nas tardes de sol nos iates. Hoje os rosés também caíram no gosto dos brasileiros e imprimem versatilidade sem deixar o equilíbrio de lado, a ponto de ser difícil imaginar um evento badalado, como uma pool party, em que esta bebida charmosa não esteja presente.
“Costumam ser vinhos jovens, leves e refrescantes, que conquistam o olhar a primeira vista, com suas tonalidades de rosa, salmão, cereja ou pelas lindas garrafas, muitas vezes com ornamentos em alto relevo, além de lindos rótulos, sempre alegres e expressivos”, comenta Marina Bufarah, sommelière do Grupo Wine, o grupo número 1 de vinhos no Brasil. “Podem acompanhar um mundo de possibilidades, que vão da beira da piscina, passando pela culinária de boteco, chegando ao prato principal.”
Confira indicações da sommelière de diferentes propostas de vinhos rosé.
Rosé com comidas de boteco
A Malbec é uma das queridinhas dos brasileiros e com ela também se produz bons rosés, como é o caso do argentino Las Perdices Malbec Rosé que, além das frutas vermelhas características desse estilo, traz notas florais, com destaque para a violeta, típica dos vinhos elaborados com essa uva. Este rótulo, fornecido no Brasil pela Bodegas Grupo Wine, acompanha bem uma porção de torresmo ou dadinho de tapioca com geléia de pimenta na mesa de bar.
Rosé com peixes e frutos do mar
Os fãs de frutos do mar e da culinária japonesa ganham um importante aliado com o vinho espanhol Esteban Martín D.O. Cariñena Garnacha Rosado. A acidez vibrante traz a sensação de refrescância e limpa o paladar gorduroso dos empanados, as nuances frutadas equilibram o toque salino e os cortes que levam peixes crus, numa sinfonia surpreendentemente saborosa.
Rosé espumante
Outra importante variedade é a de rosés espumantes. O francês Calvet Celebration Brut Rosé é a cara de um almoço festivo e familiar, acompanhando uma tradicional feijoada que aquece e encanta os dias mais frios da estação. Possui corpo delicado, borbulhas abundantes e cremosas, além da refrescância para equilibrar as gorduras, a estrutura e os sabores das carnes de porco.
Rosé para pratos italianos
Outra dica é aproveitar os encontros que acabam em pizza com um vinho que caia bem com massas, como o Elide I.G.T. Salento Negroamaro Rosé. Um clássico italiano, da região da Puglia, onde a Negroamaro se destaca pela intensidade e frescor. Ele acompanha perfeitamente uma noite de pizzas, com sabores como marguerita, lombo com catupiry e portuguesa, mostrando toda sua versatilidade e alegria. O rótulo está disponível nos canais de venda da Wine, marca de e-commerce e lojas físicas do Grupo Wine.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
