00:00
21° | Nublado

Um jantar empratado com muito charme e estilo

Foto: Arquivo pessoal

Publicado em 09/10/2018

Com o projeto de colunas temáticas desenvolvido durante este ano, já passamos pelo café da manhã, almoço, chá da tarde, happy hour e, este mês, vamos finalizar com o jantar. Nesta coluna, ofereço a vocês algumas dicas sobre o “serviço empratado”, uma maneira charmosa e moderna de receber os amigos para um jantar.

Com a tendência “Gourmet” de cozinhar, esta forma tem sido bastante usada para servir jantares em casa para um grupo de amigos. Normalmente, o serviço empratado é servido na mesa de jantar, onde as pessoas já estão dispostas em seus lugares. A mesa deve estar pronta antes de os convidados sentarem, com sousplats, talheres, taças, copos e guardanapos devidamente colocados nos lugares. Depois que todos estiverem sentados, os pratos são servidos prontos e lindamente decorados para cada pessoa. É um jeito charmoso de servir! Os pratos devem chegar causando impacto, fazendo os olhos brilharem e a boca salivar!

Os copos e taças devem permanecer na mesa até o final da refeição, mas os pratos e outros utensílios, como temperos, devem ser retirados antes de servir a sobremesa, dando um aspecto mais “clean” à mesa. O café e o licor podem ser servidos na mesa de jantar, se a conversa estiver animada, ou, se você preferir, convide os amigos para irem até à sala de estar ou à varanda e continuar o papo por lá.

Esta é a forma clássica de servir um jantar empratado, mas, se a sua lista de convidados for maior que o número de lugares em sua mesa, você também pode inovar e apresentar um empratado contemporâneo, ou ao estilo Americano. Apesar de ser considerado formal, o serviço empratado, dependendo da proposta e do grupo de amigos, pode se tornar bastante descontraído, principalmente, se for servido pelos próprios anfitriões, sem o serviço de garçons.

Vou explicar melhor: Quando eu recebo meus convidados neste estilo, organizo uma bancada com as taças e as bebidas, onde cada um possa se servir. Ao lado, em um aparador, coloco alguns aperitivos super deliciosos: queijos, casquinhas crocantes, pães, antepastos, azeites e patês. Tudo muito prático! Mas, na hora de servir o jantar, então dou um pouco mais de charme ao evento! Uso sousplats e, sobre eles, coloco os pratos prontos juntos com os talheres e os guardanapos.

Assim, de forma informal, mas cheia de estilo, é servido o jantar empratado aos convidados. Neste caso, o ideal é pensar em um cardápio que dispense o uso da facas, para dar mais conforto aos convidados.

Dica: Se você não tiver muita desenvoltura na cozinha, e o jantar for mais informal, solicite a ajuda de um convidado que você tenha mais intimidade para te ajudar na montagem dos pratos. Caso o grupo seja mais formal, aí então contrate alguém para te ajudar na montagem dos pratos e para servir os convidados!

E como receber os amigos é uma arte, seja qual for o estilo, não esqueça que são os detalhes que fazem diferença! Então siga as minhas dicas de planejamento e organização que você encontra no meu blog: www.ceresazevedo.com.br e pense nos detalhes de louça, talheres, toalhas e guardanapos. Muitas flores e velas e uma trilha sonora gostosa para embalar a noite.

E para finalizar, é claro, ensino uma receita espetacular: salada de endívias - que encanta a visão, o olfato e o paladar, e fará o maior sucesso como entrada no seu próximo jantar! Salada de endívias com creme de gorgonzola, crocante de amêndoas e geleia de frutas vermelhas, acompanhada de folhas verdes, figos frescos e carambola. Tudo regado com um fio de azeite de oliva. O toque especial fica por conta do balsâmico reduzido com mel e ervas servido em um copinho de cachaça.

Um charme, não é mesmo?

Espero que seu próximo jantar entre amigos seja um sucesso e que o mês de outubro seja repleto de boas notícias! Um ótimo mês e até novembro com mais dicas!

RECEITA

Ingredientes: endívias, folhas de alface crespa, figos frescos, carambola, queijo gorgonzola, queijo de búfala, creme de leite, crocante de amêndoas (pode ser de amendoim - compre o pé de moleque pronto e quebre bem picadinho!), redução de balsâmico, azeite de oliva, geleia de frutas vermelhas

Modo de preparo: Passo 1 - amasse com o garfo 2 colheres (sopa) de gorgonzola e misture com um pouquinho de creme de leite, o suficiente para fazer uma pasta. Reserve. Separe as endívias e reserve. Rasgue as folhas de alface e tempere com azeite de oliva. Reserve. Corte os figos em duas partes e reserve. Coloque uma colher (cafezinho) do creme de queijo dentro da endívia; sobre ele, coloque um pouquinho de geleia de frutas vermelhas.

Passo 2 - Monte cada prato com 2 endívias, 2 colheres (sopa) da alface temperada, 1 ou 2 pedaços de figo, 1 fatia de carambola e 1 ou 2 pedaços de queijo de búfala. Salpique o caramelo esfarelado sobre a salada. Regue com o balsâmico ou, se preferir, coloque em um copinho ou potinho sobre o prato para que cada um se sirva à vontade. Se você encontrar flores comestíveis, enfeite o prato uma ou duas delas. Ficará maravilhoso!


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?