00:00
21° | Nublado

Todo o amor para o Dia dos Pais
Além de cardápio especial, capriche na decoração para a data

Boeuf Bourguignon (Reprodução)

Publicado em 07/08/2018

Estou adorando as colunas temáticas deste ano, porque como todo mês tem algo para comemorar, a inspiração vem bem fácil! Chegamos ao mês de agosto, que já começa com os preparativos para a comemoração do Dia dos Pais. Você já pensou em algo especial para fazer no dia 12 de agosto?

Sair de casa para almoçar fora, hummm, nem sempre é uma boa ideia. Os restaurantes ficam cheios, com fila na porta, e o que era para ser um prazer, às vezes transforma-se num problema. Então minha sugestão é comemorar em casa com a família, com muita tranqüilidade, afeto, gostosuras e aquele charme especial que a data merece. A primeira etapa é escolher o cardápio. Claro que neste dia, os pais da família têm a preferência na escolha do menu. Afinal, o dia é deles!

Depois de definido o cardápio, que não precisa ser muito sofisticado, nem muito elaborado, mas sim, muito saboroso, o próximo passo é pensar em como ele será servido. Aí vai depender do espaço que você tem em casa e do número de pessoas. Se o grupo for pequeno e sua mesa acomodar, perfeito. Todos ficarão sentados à mesa. Assim você poderá arrumá-la com os lugares já definidos. Pratos, talheres, copos e guardanapos em seus devidos lugares. Mas, se o grupo for maior e sua mesa não acomodar a todos, então reserve os lugares para os mais velhos e o restante da turma se acomoda no sofá e nas poltronas. Uma ótima ideia para estes casos é oferecer sousplats ou bandejinhas individuais para que o prato fique apoiado e mais confortável para comer.

No caso de um almoço ou jantar para um número maior de pessoas, o ideal é ter uma mesa de apoio onde possam ser colocados também os pratos, talheres e guardanapos. E se você tem em casa louças, taças, talheres e guardanapos especiais, aproveite para usá-los! Aliás, esta dica de usar suas peças mais especiais vale para qualquer ocasião, afinal, sempre existe um motivo para se comemorar e deixar sua mesa mais bonita. Sua família, com certeza, vai adorar! Enfeite a casa com flores, dê seu toque de charme ao ambiente!

Ah! E como é dia de festa, lembre-se de preparar alguns petiscos para o aperitivo, e uma deliciosa sobremesa.  Deixe as bebidas geladas previamente, vinhos separados, gelo, água e suco. Enfim, tudo organizado para funcionar de forma tranqüila e sem stress, que é o que a data merece. Muito amor e carinho para um perfeito ambiente de comemoração.

É claro que uma receita não poderia faltar nesta coluna. Minha dica é o Boeuf Bourguignon. Não é difícil de fazer e fica delicioso. Você pode deixar o prato pronto e, alguns minutos antes de servi-lo, só aquecer. Para acompanhar, batatas suíças ficam perfeitas!

Feliz Dia dos Pais aos papais e um ótimo mês a todos!

RECEITA

Boeuf Bourguignon 

Ingredientes: 100g de bacon picado, 800g de coxão mole ou músculo em cubos, 2 cenouras em cubos, 2 dentes de alho picados, 2 cebolas grandes em pedaços, 1 alho poró picado (a parte branca), 1 talo de salsão picado, 1 garrafa de vinho tinto seco, 1 raminho de alecrim, 1 raminho de tomilho, 2 folhas de louro, 100g de mini cenouras, 12 mini cebolinhas em conserva, 200g de cogumelos Paris fatiados, 4 colheres (sopa) de manteiga, 4 colheres (sopa) de mostarda escura, 3 colheres (sopa) de molho inglês, pimenta do reino, sal, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 cubo de caldo de carne dissolvido em 500ml de água quente.

Modo de preparo: Coloque a carne em um recipiente fundo com as ervas, a cebola em pedaços, a cenoura em cubos, o alho poró, o salsão e o alho, e cubra com o vinho. Deixe na geladeira por 24h. Após este tempo, retire a carne, coe a marinada e reserve o vinho e os outros ingredientes em recipientes separados. Em uma panela funda, coloque 2 colheres (sopa) de manteiga e frite o bacon. Acrescente os ingredientes da marinada e refogue.

Aos poucos acrescente os cubos de carne. Conforme forem cozinhando, acrescente os restantes. Assim eles ficarão dourados e não cria água na panela. Com uma peneira, polvilhe a farinha de trigo sobre a carne. Mexa bem e acrescente a mostarda, o molho inglês, o sal e a pimenta do reino a gosto. Mexa e coloque aos poucos o vinho da marinada que estava reservado. Misture bem e deixe cozinhar com a panela semi-aberta em fogo médio.

Enquanto a carne cozinha e o molho engrossa, prepare as cebolinhas e os cogumelos. Em uma frigideira coloque 1 colher (sopa) de manteiga e o açúcar, deixe caramelizar e acrescente as cebolinhas em conserva sem o líquido. Espere dourar e retire da frigideira. Reserve. Na mesma frigideira acrescente a última colher de manteiga e coloque os cogumelos fatiados. Refogue rapidamente. Reserve.

Acrescente as mini cenouras na panela da carne e deixe cozinharem até que a carne amacie e o molho reduza. Se necessário acrescente um pouco do caldo de carne. Quando a carne estiver macia e o molho encorpado, acrescente as cebolinhas e os cogumelos. Deixe mais alguns minutos e apague o fogo. Acerte o sal e a pimenta.

Dica! O ideal é fazer esta receita com algumas horas de antecedência para que o sabor dos ingredientes fique presente na carne.  O tempo total do cozimento é de aproximadamente 3 horas.

 


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?