SABORES DA COZINHA - 1ª QUINZENA DE MAIO
Doce que te quero doce...
A batata ou batata inglesa é consumida de diversas formas e tem um papel de destaque na gastronomia no mundo inteiro. E a batata doce? Durante muito tempo ela ficou em segundo plano no cardápio, sendo utilizada somente em receitas da gastronomia típica regional. Hoje, porém, tornou-se a queridinha de muitos chefs e faz parte de cardápios de diversos restaurantes em receitas do dia a dia e, inclusive, em pratos mais elaborados.
Originária dos Andes, ela é uma fonte de energia; fortalece o sistema imunológico, auxilia na queima de gordura e é menos calórica que a batata inglesa, excelente para quem pratica exercícios físicos. Por ser rica em fibras, também ajuda a saciar o apetite sendo uma boa aliada para quem faz dieta.
Esta deliciosa raiz pode ser consumida de diferentes maneiras: cozida, assada, com casca ou sem, em forma de purê e até mesmo frita, que não é a opção mais saudável, mas fica uma delícia! Sem esquecer dos pães e doces que ficam deliciosos também.
E nas lembranças da minha infância trago o purê de batata doce. Se você ainda não colocou a batata doce no seu dia a dia, experimente, além de ser super saudável ela tem um sabor todo especial.
Um ótimo mês de maio a todos e até junho!
RECEITA
Purê de batata doce
Ingredientes:
- 2 unidades médias de batata doce
- 1 cebola média picada
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (sopa) de manteiga
- ¼ xícara de creme de leite
- Sal e pimenta
Modo de fazer: cozinhe as batatas sem casca em água com um pouco de sal até ficarem bem macias. Depois disso, reserve. Frite a cebola e o alho com a manteiga até ficarem douradinhos. Coloque no liquidificador ou processador a batata doce, a cebola com alho e o creme de leite. Se precisar, acrescente um pouco de caldo do cozimento. Tempere com sal e pimenta. O purê fica uma delícia para acompanhar salmão assado. Bom apetite!