Quer um jantar perfeito? Escolha o vinho certo
Saiba quais vinhos realçam o sabor dos pratos típicos da estação

O dia 20 de março marca a chegada do Outono no hemisfério Sul, trazendo um clima mais ameno e finais de tarde com cores vibrantes no céu. A mudança de estação é uma boa ocasião para degustar vinhos mais estruturados, com sabores e taninos mais presentes, acompanhando pratos e molhos um pouco mais encorpados.
Confira abaixo dicas de harmonizações de pratos e vinhos ideais para a estação, feitas por Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.
Tábua de frios e welcome drink
Por que não reunir os amigos para um jantar especial com welcome drink e tábua de frios? A tábua pode trazer uma diversidade de charcutarias, queijos, pães e patês. Para trazer o aconchego do acolhimento para esse momento, a indicação é um tinto jovem, com taninos arredondados, como o chileno Metropolitano D.O. Valle Central Cabernet Sauvignon 2023.
A firmeza de seus taninos é complementada pela excelente integração da fruta e sua breve passagem pela madeira, revelando um vinho de grande estrutura. Este exemplar recebeu medalha de prata na IWSA - International Wine & Spirits Awards 2024.
Jantar harmonizado
Para acompanhar o jantar, servido quente, com sabores e aromas mais fortes como um risoto de funghi acompanhado por medalhão de filé mignon, é interessante incluir um vinho tinto mais estruturado como o Calyptra Petit Inédito Limited Edition D.O. Cachapoal Valley 2019.
Calyptra é uma vinícola boutique chilena dedicada à produção de vinhos de alto padrão, que representam sua origem e o terroir do Alto Vale do Cachapoal. O rótulo é um vinho complexo, suculento, com taninos marcantes e final prolongado.
Noites de pizza
Para harmonizar com a diversidade de sabores e recheios da pizza, assim como ajudar a limpar o paladar, é importante que o vinho tenha taninos médios e macios e boa acidez, como é o caso do italiano Monteguelfo D.O.C.G. Chianti 2023.
Elaborado pela família Cecchi, vinícola com mais de cem anos de história, este exemplar é um Chianti com perfil moderno e com foco na expressão da uva Sangiovese, tinta emblemática da Toscana. Com paladar equilibrado e de excelente frescor, tem aromas frutados, nuances florais e uma nota que lembra serragem.
Peixe e vinho português
Engana-se quem pensa que só se bebe vinho branco no calorão. Há diferentes propostas e estilos de vinhos brancos, inclusive os que fazem mais sentido em dias mais amenos, como o Casa Burmester Reserva D.O.C. Douro Branco 2022, que se apresenta mais volumoso, encorpado e estruturado.
Produzido no Douro, em Portugal, pela Burmester, vinícola muito tradicional, esse vinho traz um mix de uvas brancas muito representativas desta região vitivinícola: Gouveio, Rabigato e Viosinho. Vai muito bem com pratos portugueses, como bacalhau à brás ou arroz de marisco, ou mesmo massas com molho cremoso.
Da redação
Fonte: Wine
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
