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Quais soft skills que tornam este profissional exemplar?
A profissão de Sommelier exige mais do que conhecimento técnico; habilidades emocionais e comportamentais são essenciais para o sucesso no mercado

Dia do Sommelier: muito mais do que degustar vinhos, essa profissão exige estudo e versatilidade em diversas áreas do mercado. (Foto: Divulgação)

Publicado em 29/08/2024

A profissão de Sommelier, celebrada no dia 29 de agosto, vai muito além da apreciação de vinhos — embora sejam grandes apreciadores, o trabalho exige estudo, dedicação e muita versatilidade. Esses profissionais atuam em diversas áreas do mercado, sendo responsáveis pelas bebidas em restaurantes, bares, empórios, lojas, ou importadoras.

Para comemorar a data, Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, apresenta as atividades e os desafios da profissão: “As atividades de um sommelier, no masculino, ou uma sommelière, no feminino, são amplas, abrangendo desde o aconselhamento e serviço do vinho até o gerenciamento da carta, curadoria das opções, processo de compra, gestão de estoque e, inclusive, a educação em vinhos por meio de cursos, treinamentos, degustações e produção de conteúdo estratégico”. 

A especialista também explica que o conhecimento técnico é essencial, porém, a profissão exige muito mais do que apenas este tipo de análise. “É necessário ter uma excelente relação interpessoal, gostar de atualizar estudos e informações sobre o mercado de vinhos e dominar outros idiomas, mesmo que de forma básica”, complementa. 

Além destas habilidades, que são as “hard skills” adquiridas por meio de capacitações formais, as “soft skills” — habilidades emocionais e comportamentais — são igualmente cruciais para resolver problemas e ter um bom desempenho na profissão. 

A seguir, destacamos cinco habilidades emocionais e comportamentais fundamentais para se destacar na profissão de sommelier:

1. Boa relação interpessoal
O sommelier interage com uma diversidade de pessoas, de diferentes públicos e culturas. Desenvolver a capacidade de criar laços e se comunicar com esses variados grupos é essencial para o sucesso na profissão, assim como o constante aprimoramento técnico.

2. Comunicação
Comunicar-se de forma gentil, respeitosa e assertiva é crucial para construir bons relacionamentos. A escuta ativa e a fala bem direcionada são importantes para estabelecer relações pessoais e profissionais sólidas, prospectando e fidelizando clientes. Lembre-se: comunicação não é apenas sobre o que você diz, mas o que o outro entende. Ajuste e direcione sua fala conforme necessário.

3. Empatia
A empatia está intrinsecamente ligada à comunicação e à boa relação interpessoal. Mais do que se colocar no lugar do outro, é uma habilidade que envolve respeito e educação como base para sua postura profissional e comunicação. O sommelier lida com públicos diversos, desde iniciantes no mundo dos vinhos até especialistas. É importante, portanto, agir com humildade e empatia para construir relações positivas e oferecer o serviço mais adequado.

4. Flexibilidade 

Embora o planejamento seja essencial, nem tudo sai como o esperado. Ter um bom "jogo de cintura" e a capacidade de se adaptar a mudanças, tanto nas relações interpessoais quanto nas tendências do mercado de vinhos, é fundamental. O mundo do vinho está em constante evolução, e o profissional precisa estar disposto a se atualizar e adaptar suas práticas e comunicação.

5. Aprendizado contínuo
Gostar de aprender é indispensável. O conhecimento técnico é um pilar da profissão, mas é igualmente importante expandir seus horizontes culturais, aprender novas línguas e aprimorar suas habilidades de comunicação. O mundo do vinho é vasto, envolvendo aspectos culturais, naturais e geográficos. A vontade de aprender e se aprofundar nas diversas dimensões do vinho é essencial para o crescimento na carreira.

6. Trabalho em equipe
Independentemente do setor em que o sommelier atue, o trabalho em equipe é vital para o sucesso profissional. Seja no serviço do vinho em restaurantes, seja nas áreas comerciais ou de marketing, a colaboração eficaz é a chave para alcançar bons resultados. Essa habilidade está intimamente ligada à boa relação interpessoal, comunicação e empatia.

 

 

Da redação

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