00:00
21° | Nublado

Os vilões da lancheira
Confira os alimentos que devem ser evitados para o lanche das crianças

Os salgados fritos, como a coxinha, não são recomendados, pois além de terem alto teor calórico, são muito gordurosos e deterioram-se facilmente (Foto: Reprodução)

Publicado em 20/04/2019

Escolher alimentos nutritivos costuma ser o objetivo da maior parte das mães, pais e responsáveis ao preparar a lancheira para os filhos levarem à escola. Afinal, é preciso incentivar a garotada a se alimentar bem e de forma balanceada. Além disso, as crianças gastam bastante energia na escola, por isso é fundamental que a alimentação na hora do intervalo seja adequada – nutritiva, energética e saborosa. “É importante que as crianças se alimentem bem entre as refeições, caso contrário podem apresentar fraqueza ou cansaço. Recomenda-se incluir nos lanches todos os grupos alimentares e evitar alimentos ricos em gordura trans ou com baixo valor nutricional”, explica a nutricionista Melina Aniquini. 

Confira os 5 “vilões” que você deve evitar na lancheira dos seus filhos:

Salgados fritos – Esse tipo de alimento não é recomendado para a lancheira, pois além de ter alto teor calórico e gorduroso, deteriora-se facilmente. Ou seja, seu filho ingerirá uma grande quantidade de gordura, sem quantidade significativa de nutrientes e vitaminas, e como é um alimento que será consumido dali a algumas horas, há risco de não estar em condições adequadas de conservação e palatabilidade quando seu filho for comê-lo. Evite!

Sucos de caixinha – Ao contrário do que alguns mães e pais acreditam, os sucos de caixinha não são uma escolha saudável, pois geralmente contêm grande quantidade de conservantes e açúcar. Em média, cada 200 ml de suco artificial equivale a 2 colheres cheias de açúcar! Por isso, o melhor é optar pelos sucos naturais, como os de laranja ou limão.

Lanches com embutidos – Também devem ser evitados sanduíches com recheios como salsicha, salame e presunto nos lanches da escola, por conterem alto teor de gordura e sódio. O ideal é optar por ingredientes menos gordurosos e com menor valor calórico, como peito de peru, omelete e queijo branco. Você pode rechear o sanduíche com esses ingredientes, além de folhas como alface, rúcula ou agrião.

Salgadinhos de saquinho – São produtos geralmente ricos em gorduras saturadas, sódio, açúcar, corantes e conservantes químicos, e pobres em vitaminas e minerais, com nenhum valor nutritivo e muitas calorias “vazias”. Além disso, podem causar problemas de saúde no futuro, como obesidade, colesterol alto, hipertensão. Você não vai querer incluir esse “vilão” na lancheira do seu filho, certo?

Bolinhos doces industrializados com recheios artificiais - Também devem ficar de fora da lancheira, pois contêm alto índice de gorduras e ingredientes artificiais. Ou seja, são pouco saudáveis e nada nutritivos. Além disso, comer doce na hora do recreio geralmente não mata tanto a fome como ingerir um alimento salgado. Por isso, não há vantagem alguma de inclui-los nos lanchinhos.

Da redação