00:00
21° | Nublado

Misto quente perfeito: Saiba a melhor forma de preparar o sanduíche mais tradicional do país
Padeiro explica os detalhes que fazem a diferença no resultado final

O sanduíche é adaptação do famoso croque-monsieur. (Foto: Divulgação) ***CLIQUE PARA AMPLIAR IMAGEM

Publicado em 13/06/2024

Um dos mais tradicionais e consumidos sanduíches do país, o misto quente pode ser considerado patrimônio nacional. Originado do sanduíche francês croque-monsieur, feito com pão, presunto, queijo gruyère e molho béchamel gratinado no forno, o misto quente é uma adaptação brasileira “simplificada” e ajustada ao gosto e cotidiano da população.

Prático e acessível, o sanduíche é feito com pão de forma, presunto e queijo, tostado na chapa, sanduicheira ou frigideira. Seu sabor simples, mas delicioso, é a escolha favorita de quem busca uma refeição saborosa e fácil de preparar. “O misto quente, é, sem dúvida, um dos sanduíches mais pedidos. Acompanhado de um bom café ou um de chá mate gelado, a combinação fica perfeita”, comenta Mateus Campos, padeiro e sócio da Local Pães e Cafés.

Mas será que é possível deixar o misto quente ainda mais incrível? “A diferença mora nos detalhes”, explica Mateus. “Quando feito com um pão de fermentação 100% natural, que confere um sabor e textura diferenciados, o misto quente é elevado a outro patamar. Utilize o chamado "pão de massa azeda" (ou sourdough), que possui o miolo macio e a casca bem crocante”, complementa.

Além da escolha do pão, a qualidade dos ingredientes também faz toda a diferença no resultado final. “O misto quente pode ser feito com queijo colonial e presunto defumado artesanal. Quando possível, investir na qualidade dos ingredientes faz toda a diferença”, pontua.

O preparo do sanduíche também é decisivo: “Em frigideira quente (de preferência com fundo grosso), colocar o queijo colonial e logo que ele começar a derreter, adicionar as fatias de presunto em cima. A ideia é que o presunto fique ‘protegido’ pelo queijo. Quando o queijo criar a casquinha caramelizada, deve-se colocar dentro do pão. O pão deve ser tostado até ficar dourado dos dois lados e pronto, você tem o misto quente perfeito!”, completa o padeiro.

 

 

Da redação

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045