Legumes e verduras: 5 dicas práticas para incluir em suas refeições
Quem não conhece uma pessoa que tenha dificuldade em comer legumes ou verduras, ou os dois? Normalmente são os filhos, marido, esposa ou outras pessoas próximas. A inclusão desses alimentos no dia a dia é essencial, pois oferecem micronutrientes e fibras essenciais para o organismo.
A nutricionista Nathy Loyola selecionou cinco dicas para auxiliar:
Dica 1 - Comece sempre com legumes mais suaves, sem sabor. Como, por exemplo, alface, tomate, repolho e cenoura. Caso não consiga comer in natura, misture no arroz ou com a carne, pois isso ajuda na adaptação.
Dica 2 - Inclua molhos da sua preferência nos legumes e verduras. As vezes precisamos treinar o paladar, por isso faça isso algumas vezes e vá alterando um dia com molho outro sem molho.
Sugestões de molho:
1 colher de sopa de iogurte
1 pedaço pequeno de ricota
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal
Caso queira usar os molhos prontos sempre optem por temperos que tenham menos calorias.
Dica 3 - Prepare os legumes e verduras de forma diferente. Gratinado, refogado ou assado. Isso vai treinando seu paladar a consumir esses alimentos e assim você perceberá que eles não são tão ruins.
Dica 4 - Pique os legumes e verduras. O mais importante nesta dica é cortá-los bem pequeno para que você vá se acostumando.
Dica 5 - Inclua Leveduras Nutricionais. Essa levedura lembra o queijo ralado. Ela é considerada um superalimento por seu alto valor nutricional. Sem ingredientes de origem animal, sem glúten, rica em proteínas, fibras, minerais como ferro, zinco, magnésio, cromo, fósforo e cobre, além de vitaminas, especialmente as do complexo B. Você pode encontrá-la em loja de produtos naturais. Dica da nutri: Compre sempre leveduras que são em flakes para dar a sensação de crocância.
Da redação