GASTRONÔMICAS - 1ª QUINZENA DE MARÇO
Assinatura
A gastronomia de Jurerê Internacional ganhará um novo atrativo para os amantes da boa mesa. O Il Campanario Villaggio Resort lançará no dia 13 um calendário de eventos aberto ao público nos seus quatro restaurantes: Positano, La Fontana, Portofino e Amalfi. As opções serão sempre às sextas-feiras e sábados e passam por happy hour com piano bar, jantar italiano com receitas do país de origem, com chef convidado e temático (pratos de diferentes países), menu degustação harmonizado (diversas vinícolas) e menu degustação temático romântico (serra e mar). Destaque para as noites em que a gastronomia terá a assinatura da chef Janete Borges, do próprio Il Campanario, e também ex-pupila de Alex Atala
Finalmentes I
Depois de vários meses de obras, está para meados de março a abertura ao público do Madero. Segundo a chamada, na fachada do Beiramar Shopping, é o melhor hamburger do mundo que já está quase na grelha. Pequenos (ou grandes) detalhes atrasam um pouco a entrega do espaço.
Finalmentes II
Já tem nome e sobrenome o novo restaurante que sairá no antigo espaço do Café Riso. O ARTUSI é uma associação do empresário Luis Carlos Serafim (leia-se Pizzaria Chico Toicinho), que volta à Ilha depois de alguns anos de sucesso em Coqueiros, com uma jovem revelação catarinense, o chef Klaus Pahl. Ele trabalhou durante três anos no restaurante paulistano D.O.M, de Alex Atala, destaque na gastronomia mundial. Atuou também no terceiro melhor restaurante do mundo, a Osteria Francescana (Itália), do chef Massimo Bottura, e no Schloss Schauenstein, do chef Andreas Caminada, o melhor restaurante da Suíça. Todos premiados com três estrelas no Guia Michelin. O ARTUSI deve abrir suas portas no final de março e vem com a proposta de uma cozinha internacional com um ótimo custo-benefício, pois para Klaus nem sempre alta gastronomia significa preço alto.
Open Wine
A temporada gastronômica de março e abril ganhou reforço.
A chef Rejane Werlang irá substituir ao espanhol José Contreras, por este dois meses, no comando da cozinha da Enoteca Decanter, no Centro Histórico de São José. Com larga experiência no Brasil e mais de 20 anos em Paris, Rejane teve também atuação destacada em Dubai, Costa do Sauípe e no grupo de hotéis Tulip Inn. Para harmonizar com os pratos criados por ela, a casa dispõe de ampla seleção dos melhores rótulos, à escolha, pelo preço do expositor.
Mimo
No final de dezembro foi inaugurado, na Rua Dom Joaquim, o Restaurante Hino. Capa do último caderno de Decoração, o Hino trás para a Ilha uma receita de sucesso que já foi aprovada em São Paulo e, e também em Coqueiros. A boa novidade é a saborosa entradinha por conta da casa. Um delicioso mimo!
Nova Casa
Outra novidade no pedaço é a mudança do simpático Restaurante Kikoni, da Rua Dom Jaime Câmara para a Rua Rafael Bandeira. O empresário Kiko, dublê de sushiman, está fazendo mais uma de suas estripulias de sucesso. Carisma e conhecimento não faltam ao também dublê de surfista (nas horas vagas)! E que las hay, las hay!
Boutique
Em uma noite memorável, o enólogo Gonzalo Guzman fez uma impecável apresentação da vinícola-boutique chilena El Principal. Os quatro vinhos degustados foram as grandes estrelas da noite, sendo o Sauvignon Blanc, Auqui safra 2012, só exportado para o Brasil e Alemanha. Os tintos Calicanto 2011, Memorias 2009 e El Principal 2009 tiveram ótimos comentários entre os convidados. Segundo o enólogo Guzman, o tinto El Principal, safra 2006, alcançou 92 pontos com o crítico americano Robert Parker
Sobre o autor
Hermann Byron
Diretor geral do Imagem da Ilha, e um dos colunista de gastronomia do jornal.
Ver outros artigos escritos?