Harmonize vinhos com pratos que elevam essa delícia
Sommelière da Wine sugere rótulos para acompanhar algumas das receitas com bacon mais populares no Brasil
No dia 31 de agosto, a gastronomia celebra o dia do bacon, uma carne curada de sabor e aromas muito marcantes, feita com a barriga do porco, o lombo e outras partes do animal. Saboroso e muito versátil, o bacon é um alimento que conquistou muitos paladares ao redor do mundo, tornando-se uma estrela e dando um toque especial em diferentes receitas. Para celebrar essa joia culinária, Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, separou algumas receitas que se valorizam com o bacon para harmonizar deliciosamente com vinho.
“Harmonizar vinhos com pratos que levam bacon é uma experiência rica e saborosa, pois o bacon, com seu perfil marcante de sabor, salgado, defumado e levemente adocicado, pode realçar ou equilibrar diversas características dos vinhos. O segredo para uma boa harmonização é escolher vinhos que complementem a intensidade do bacon sem serem ofuscados por ele”, diz a especialista. Veja a seguir algumas opções:
Espaguete à carbonara com Pinot Gris
Faça sol ou faça chuva, não há tempo ruim quando o assunto é um espaguete à carbonara no capricho. É um prato simples, mas saboroso, que apresenta boa presença de gordura, o que faz necessário trazer um vinho com acidez para limpar o paladar. Serão boas escolhas os espumantes, vinhos rosés e até tintos mais leves, jovens e vibrantes – mas o vinho branco, principalmente se for elaborado com as uvas Riesling, Sauvignon Blanc, Chenin Blanc e Pinot Grigio, serão as combinações mais assertivas.
Para harmonizar com esta massa, a indicação é o argentino Partridge Unfiltered Pinot Gris 2023. Um vinho aromático, volumoso no paladar e com acidez vibrante com bastante frescor. Um vinho leve e cheio de personalidade, saboroso e longo no paladar.
Sanduíche BLT com vinho rosé
A sigla BLT diz respeito às iniciais dos ingredientes principais deste sanduíche: “bacon, lettuce, tomato” (em português, bacon, alface e tomate). É um clássico, leve e saboroso no qual o protagonista é o bacon. A dica de harmonização é um bom vinho rosé para equilibrar gordura e diferentes texturas.
A sugestão é optar por um rosé com notas de frutas vermelhas e com um toque herbáceo, como o chileno U by Undurraga D.O. Región del Valle Central Rosé 2023. As notas frutadas e herbáceas combinam muito bem com os ingredientes do sanduíche, e o frescor deixará a harmonização leve e apetitosa.
Medalhão de frango com bacon e vinho tinto
O bacon está presente nos medalhões, sejam eles de carne vermelha, frango ou carne de porco, acrescentando sabor e suculência. Nesse exemplo, está em destaque o medalhão de frango com bacon, também presente em receitas caseiras, churrascos e outras preparações.
Para harmonizar, a dica é buscar vinhos tintos mais leves, jovens, cujas características primárias estejam em evidência e sua acidez em destaque, pois a gordura é algo presente nessa receita. Outra dica é que os taninos sejam mais discretos e a estrutura seja de leve à média para não atropelar as características do prato.
Um bom exemplo destas características é português JP Azeitão Seleção do Enólogo Tinto 2023, um vinho elaborado com as uvas Syrah, Castelão e Aragonez macio, com notas de frutas do bosque frescas com camadas de morango em compota e especiarias percebidas no nariz e na boca.
Avocado Toast com espumante
Combinar ovos, abacate e bacon numa fatia de pão tostada na manteiga é a certeza de uma experiência saborosa e rica em texturas. Essa preparação é mais volumosa, pois tanto os ovos quanto o abacate e bacon apresentam gordura, assim como sabores persistentes. Para harmonizar, os espumantes brut são escolhas certeiras, pois possuem acidez vibrante, leveza e dulçor na medida certa – não à toa tanto os avocados toasts quanto os espumantes são peças-chave nos brunches, uma combinação que está se tornando clássica.
Elaborado com as uvas Chenin Blanc (50%) e French Colombard (50%), o Espumante Maraví Brut, que é brasileiro, é um rótulo muito adequado para acompanhar o petisco. Elaborado pelo Método Charmat, segunda fermentação em tanques de aço inox, o espumante teve breve contato com as borras, o que agregou mais volume ao exemplar. Com aroma de frutas cítricas, casca de limão e toques de creme te seduzem, é refrescante e cremoso, novo exemplar que vem para demonstrar o alto nível de qualidade e sofisticação dos espumantes brasileiros.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI