00:00
21° | Nublado

Gastronômicas Setembro/2019

Eu; Rogerio Dardeau, personalidade carioca no mundo do vinho e responsável pela vinda do grupo da ABS-RJ à Santa Catarina; o sommelier João Lombardo e o enólogo Rogério Gomes, durante o evento da vinícola Quinta da Figueira no Ostradamus Coqueiros

Publicado em 12/09/2019

Terceira geração

O Restaurante Lindacap comemora este ano 55 anos. O seu sucesso entrelaça a história das famílias Bortolotti e Schereiber. Em 1964, Alindo Bortolotti veio de Blumenau na tentativa de reestruturar o restaurante e, “a duras penas”, em menos de duas décadas ele se superou. Alindo sempre contou com a ajuda da família; seu filho Silvio foi o responsável por reerguer o restaurante após o incêndio no inicio de janeiro do ano 2000. Hoje, a administração do Lindacap é feita pela terceira geração da família Bortolotti: Caroline, neta de Alindo, e filha de Silvio, toca o restaurante, e conta com o apoio da família Schereiber. No início, a chef de cozinha era Dona Hilda Schereiber. Ela passou todo o seu conhecimento para o filho Ivo, que está no restaurante há 54 anos e que atualmente desempenha esta função. Ivo iniciou sua carreira aos 16 anos, como auxiliar de cozinha de sua mãe. 

Politicamente impecável 

Inaugurada há pouco mais de um ano, A Fábrica Working Bar tem uma atitude no mínimo inusitada, para não dizer perfeita. Em um momento de consumo exacerbado e falta de consciência ecológica, o espaço incentiva seus frequentadores a separarem os lixos recicláveis e orgânicos e, com este último, ainda faz uma compostagem que é utilizada na horta para o cultivo de temperos e verduras. Para o proprietário Antônio Schappo, esta é uma questão de sobrevivência do planeta. Parabéns, Antonio!  

Canto da Sereia 

A influenciadora digital e colunista de gastronomia do Imagem da Ilha, Ceres Azevedo, esteve no Ostradamus Coqueiros para conhecer de perto as novidades que Jaime Barcelos e sua equipe prepararam para o evento Canto da Sereia, sempre realizado no último sábado de cada mês. O evento de agosto teve os pratos harmonizados com vinhos portugueses Herdade Paço do Conde, do Alentejo. Na foto, Ceres e a colaboradora Angela com a garrafa de 9 litros que foi servida na ocasião.

Vinhos disruptivos 

Em outro evento também no Ostradamus Coqueiros, participei juntamente com enófilos e sommeliers da ABS-RJ, da degustação e harmonização dos vinhos disruptivos da vinícola Quinta da Figueira com iguarias do restaurante. Os vinhos de garagem produzidos pelo enólogo Rogerio Gomes são disruptivos por serem diferentes em aroma e paladar ao que estamos acostumados. O tema é abordado em uma das pautas desta edição. 

 


Sobre o autor

Hermann Byron

Diretor geral do Imagem da Ilha, e um dos colunista de gastronomia do jornal.


Ver outros artigos escritos?