GASTRONÔMICAS - 1ª QUINZENA DE MARÇO
Ponta da faca
Há 7 anos no comando do Kikoni, o sushiman paulistano Kiko completa 25 anos no metier. Para ele, muito do sabor do sashimi, além da qualidade do produto, vem de como o pescado é cortado. Vale conferir o fato, depois me confirmem. Pois eu já sou suspeito de falar, pelo que provei....
Energia a mil
A pizzaiola Gracie Fraschini (Milano) embarca semana que vem em um giro pelo mundo. Visita seu filho em Las Vegas (EUA), participa do Campeonato Mundial da Pizza na Itália,representando o Brasil, e para descansar para no Porto, em Portugal, onde será jurada em um outro concurso de pizzas. Ufa!
Wine Bar
A partir desta semana está reaberto o Wine Bar da Decanter, na Rua Hermann Blumenau. O chef Sérgio Noronha fez a apresentação dos inusitados pratos para clientes e imprensa na semana anterior. A Moussaka, um prato grego, tipo uma lasanha de berinjela, foi uma das revelações, junto com uma releitura do bacalhau Gomes de Sá, com couve e pimentões amarelos. A harmonização ficou por conta do inusitado espumante Lírica Crua, o delicioso rosé de Provence, Lavendette, e o suave italiano, Anselmi, da San Vincenzo.
Brunch Francês
O programa tipicamente inglês ganhou nova versão na Brasserie Bocaiúva, que adaptou o tradicional breakfast + lunch com receitas clássicas da cozinha francesa. Todos os domingos, entre o final da manhã e o meio da tarde, o restaurante (anexo ao Hotel Blue Tree) oferece uma mesa bem composta, com belas louças que acomodam comidas gostosas, harmoniosas, atiçando o paladar e convidando a uma deliciosa experiência gastronômica. À noite, outra boa surpresa. “Se na Itália todo mundo sai pra comer pizza, na França o programa são os crepes. Então, domingo é noite de crepe na Brasserie”, informa Teka Viana, que dirige com maestria o lugar.
Sobre o autor
Hermann Byron
Diretor geral do Imagem da Ilha, e um dos colunista de gastronomia do jornal.
Ver outros artigos escritos?