00:00
21° | Nublado

Festival: vinhos de Portugal participam de mega-operação no varejo brasileiro

Fotos: Divulgação

Publicado em 23/10/2020

Começa nesta sexta-feira, dia 23 de outubro, e segue até 1º de novembro, o 1º Festival Vinhos de Portugal no Brasil, que se espalhará, presencialmente, por 18 estados, e online alcançará os consumidores de todo o País com a participação de grandes e-commerces. Mais de 2.500 estabelecimentos dedicarão suas prateleiras físicas e virtuais aos vinhos portugueses.

Inicialmente focado no segmento varejista, um dos principais canais responsáveis pelo aumento do consumo de vinhos em casa - um dos impactos da pandemia do coronavírus -, o festival cresceu: teve adesão dos e-commerces, que também se tornaram um importante canal de vendas durante a quarentena, e, em seguida, empórios, adegas e importadoras se juntaram à campanha.

Além de estados mais tradicionais no consumo de vinhos, como os das regiões Sudeste e Sul, estabelecimentos do Pará e do Amapá estão confirmados, assim como redes de supermercados importantes no Nordeste. “Portugal está atento ao consumidor e quer estar cada vez mais próximo. Por isso, fomos onde ele está neste momento: aos supermercados, e-commerces, lojas e empórios. O Brasil está redescobrindo Portugal, há uma variedade de castas incrível, muita coisa ainda por chegar, e os consumidores estão cada vez mais ávidos por novidades. Temos o que oferecer. Convocamos os brasileiros a descobrirem os sabores de Portugal nos supermercados de todo o país. Os estabelecimentos certamente estão preparando boas ofertas e descontos”, comemora Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.


Grandes nomes do setor varejista participam: Carrefour, Pão de Açúcar, Wall Mart – BIG, Cencosud, Makro, Hortifruti, Rede Oba, Supermercados BH, Mega Adega Kanguru, Supermercados Mambo, Irmãos Muffato, Zona Sul, Super Big, Makro Atacadista. Em Florianópolis, os Supermercados Imperatriz a partir do Grupo Mundial Mix, seu braço importador de vinhos e azeites, é um dos participantes.

Também confirmaram a participação os dois maiores e-commerces de vinhos no Brasil, Wine.com e Evino, e as importadoras e lojas Decanter, World Wine, Belle Cave, Empório Frei Caneca, Casa Santa Luzia, Delly Gil, Wine Face, Offer, Superadega e Empório Vinhares.

Decoração especial

Os estabelecimentos participantes do Festival vão receber materiais exclusivos para os espaços reservados aos vinhos portugueses, e os colaboradores serão treinados pelo consultor Carlos Cabral, que soma 50 anos de trabalho no mundo do vinho, e mais de 23 anos atuando em uma grande rede de varejo.

“Creio que esta é a primeira vez em que é realizado um festival de vinhos desta magnitude no Brasil. Promover o vinho em estados mais distantes do eixo Rio-São Paulo é um feito, e só mesmo os vinhos portugueses poderiam movimentar algo assim, já que falam nossa língua. Além disso, levamos treinamento, conhecimento e a cultura do vinho para mais de 3.500 profissionais, numa capacitação que seria presencial, mas foi migrada para o digital. Temos certeza que a segunda edição do Festival contará com ainda mais estabelecimentos. Nossa meta é atender todo o território nacional”, resume Carlos Cabral.

O Festival Vinhos de Portugal no Brasil é promovido pela Vinhos de Portugal em parceria com a ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados. Foi idealizado pela Opal, de Portugal, e tem comunicação assinada pela CH2A no Brasil.

Facebook: @vinhosdeportugalbr @abrasportal

Instagram: @vinhos_de_portugal_br @portalabras

 

 


Sobre o autor

Hermann Byron

Diretor geral do Imagem da Ilha, e um dos colunista de gastronomia do jornal.


Ver outros artigos escritos?