00:00
21° | Nublado

Como combinar pratos típicos de festa junina com vinhos?
Vinhos podem ser excelentes opções para acompanhar petiscos em eventos populares

Sommelière da Wine conta como harmonizar seus quitutes favoritos com a bebida. (Foto: Divulgação)

Publicado em 11/07/2024

Os festejos de São João, além de celebrarem tradições culturais, também são uma oportunidade para comer guloseimas e explorar a diversidade e riqueza dos sabores típicos. E que tal incluir o vinho nesse contexto? Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, traz dicas para harmonizar os pratos de festas juninas com vinhos que realçam seus sabores.

“A acidez dos vinhos brancos e espumantes pode equilibrar a gordura presente em diversos pratos, como o salsichão e o cuscuz paulista”, diz a sommelière.  “Quando pensamos em vinhos tintos, com taninos suaves e mais frutados, são ótimas sugestões para acompanhar os caldos quentes.”

Confira as sugestões dos especialistas da Wine para harmonizar cada prato típico com o vinho ideal.

1. Caldos quentes

O caldo verde, preparado com batatas, couve e paio, é um dos favoritos das festas juninas.  Com história que remonta aos períodos coloniais, o caldo verde chegou ao Brasil pelos portugueses e por aqui se consolidou e recebeu várias versões, e hoje é um prato típico nas festas juninas. Para harmonizar, o Ribeira Velha D.O.C Douro 2019, vinho tinto também português, será uma escolha assertiva para diversos caldos. Descomplicado e harmonioso, este exemplar é aveludado, expressivamente frutado e tem boa acidez, o que ajuda a limpar o paladar e fazer querer o próximo gole. A indicação também é válida para outros caldos e cremes com ingredientes semelhantes. 

2. Cuscuz paulista

O cuscuz paulista, feito com flocão ou farinha de milho e complementado com atum, sardinha ou frango, é um clássico nas festas juninas. Para harmonizar tantos elementos, uma boa alternativa seria um espumante rosé brut, vinho coringa para acompanhar diversos sabores e texturas, principalmente quando há diferentes elementos à mesa. O Espumante Ballade by Miolo Rosé Brut compõe muito bem esta harmonização. Frutado, vibrante e refrescante, este espumante é cheio de personalidade, alegre e descontraído, como os quitutes juninos. 

3. Pipoca salgada

A pipoca salgada é um petisco indispensável nas festas juninas, e vai melhor com vinhos brancos, principalmente os mais jovens, com acidez refrescante. Se a sua pipoca tiver apenas sal, ou o tempero lemon pepper, aposte em um Sauvignon Blanc muito leve e seco, como o chileno Root: 1 D.O. Valle De Casablanca Sauvignon Blanc 2023.

Agora, se você é aquela pessoa que gosta da pipoca bem amanteigada, é interessante optar por um vinho branco com mais volume no paladar, como o argentino Partridge Flying Chardonnay 2023, que tem um frescor exaltado pelas notas de frutas tropicais, como abacaxi e frutas brancas, e um leve toque amadeirado. 

4. Salsichão

O salsichão, preparado na mesma brasa que assa o milho e outros vegetais, combina bem com vinho. Para acompanhá-lo, a dica é optar por um vinho rosé mais estruturado, como o argentino Épica 23 Special Selection Rosé 2023, um rosé de Tannat (50%) com Cabernet Franc (50%) mais intenso no paladar, com taninos levemente perceptíveis e boa persistência. O rótulo traz o aroma agradável de frutas vermelhas, flores e ervas, além de ter uma boa percepção de taninos que o tornam mais marcante. 

O (Oops) D.O. Valle De Leyda Pinot Noir 2022, tinto e meio seco, é outra boa sugestão para este quitute. Proveniente da vinícola chilena Undurraga, trata-se de outro exemplar muito frutado e com boa acidez. 

5. Pamonha

A pamonha é um dos pratos mais tradicionais e queridos das festas juninas, feita sempre à base de milho verde e com uma textura cremosa levemente adocicada. Para harmonizar com essa delícia, a recomendação é apreciá-la com vinhos que complementam e equilibram seus sabores. Sendo a pamonha adocicada, é importante que o vinho escolhido tenha dulçor igual ou superior para conferir uma experiência mais agradável. A indicação é o Frisante Namorico Branco, rótulo português muito leve, borbulhante e com boa presença de notas cítricas, para consumir gelado. 

6. Espetinhos na brasa 

Espetinhos têm presença garantida em festas juninas. Os mais comuns são elaborados com carnes suculentas e saborosas, sempre acompanhados de farofas especiais. Há também opções como linguiças, queijo coalho e pão de alho. Para harmonizar com essas iguarias, a escolha do vinho é fundamental para realçar seus sabores defumados, como um exemplar de corpo médio.  Uma boa opção é o chileno Metropolitano D.O. Valle Central Red Blend 2023, um vinho tinto e seco que se destaca pelo equilíbrio e corpo médio, no qual as frutas pretas, como amora e cassis, e a madeira se fundem de maneira equilibrada. 

 

 

Da redação

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045