Comfort food
Receitas da infância ganham versões atualizadas, mas que mantêm a essência e o sabor daquela época
O mundo da gastronomia passa continuamente por transformações, criando estilos de cozinha que têm cada qual seu momento. Hoje, com a compreensão de que somos aquilo que comemos, procuramos cuidar da qualidade de nossa alimentação para manter a saúde e o bem-estar. Tal cuidado, que faz toda a diferença para termos um prato gostoso e saudável, compreende desde a seleção dos produtos a serem consumidos, optando, por exemplo, por aqueles que contenham menos sal e conservantes e com boa procedência, passando por seu armazenamento, até o cozimento.
A cozinha de hoje está, portanto, mais voltada para as cozinhas de nossas mães e avós, que preparam tudo com muito amor e cuidado, e esse estilo está sendo fonte de inspiração para muitos chefes, que, em seus pratos, conotam os momentos da infância de muitos de seus clientes, associando produtos de boa procedência, técnica de preparo certa e, é claro, o ingrediente que não pode faltar: carinho. Nas mãos desses chefes, a comida de domingo vira pratos do dia a dia, e receitas dos cadernos antigos ganham versões atualizadas, mas a essência e o sabor continuam os mesmos.
Um ponto forte desse estilo de cozinha é a doçaria.Verdadeiras delícias saem dos fornos e
panelas. Quem não tem lembrança de um bolo quentinho que acabou de sair do forno? Minha querida vó fazia um delicioso bolo de maçã e coco queimado, cuja receita compartilho com vocês.
Vale a pena experimentar com um bom café!
Bolo de Maçã e Coco Queimado
Ingredientes:
1⁄2 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 xícaras (chá) de farinha integral
5 ovos
1 copo de iogurte integral
1 copo (o mesmo do iogurte) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 pitada de canela
1 pitada de cravo-da-índia em pó
Raspas de 1 laranja
100 g de coco queimado ralado
50 g de granola ou aveia
4 maçãs grandes, cortadas em cubinhos
Manteiga para untar
Modo de preparo: Unte uma forma de buraco no meio (27 cm de diâmetro) com manteiga e polvilhe um pouco de açúcar e canela. Bata, por três minutos, no liquidificador, os ovos, o óleo, o iogurte e o sal. Numa tigela, peneire a farinha com o fermento e o açúcar mascavo. Adicione a canela, o cravo e as raspas de laranja e misture bem. Acrescente o conteúdo do liquidificador e mexer até que a massa
esteja homogênea. Junte as maçãs, mesclando-as bem à massa, e despeje na forma. Misture bem a granola ou a aveia com o coco queimado, jogue por cima da massa e leve ao forno preaquecido a 160ºC por aproximadamente 30 minutos.