00:00
21° | Nublado

Hermann Byron - 1ª quinzena de junho

Campeã do Mundo: A italiana radicada em Floripa, Grazie Fraschini da Pizzaria Milano, conquistou prêmio mundial na Itália

Publicado em 04/06/2013

Alves de Souza

“Se existe algum produtor, em Portugal, que viva intensamente o seu vinho 24 horas por dia, esse alguém é Domingos Alves de Sousa." A afirmação é da Revista do Vinho, e é a pura realidade. Em maio, a convite da Decanter, ele esteve apresentado seus vinhos e suas histórias na Taberna Ibérica, em Florianópolis, para um grupo de clientes e jornalistas. O almoço entrou para a história, pelo menos para minha. Os pratos e vinhos se completavam em sotaque e harmonia. Desde a entrada, com bolinhos de bacalhau inesquecíveis, salada de polvo irrepreensível e um bacalhau de comer de joelhos, a harmonização foi perfeita com os rótulos do Douro: Branco da Gaivosa 2009, Quinta do Vale da Raposa Reserva 2010 - Quinta do Vale da Raposa Grande Escolha 2006, e para finalizar, o Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo 2007. Tudo isso em um dos pontos mais privilegiados da cidade, com vista para Ponte Hercílio Luz.

Prata da casa I

A italiana Grazie Fraschini, da Pizzaria Milano, na Bocaiúva, foi a grande vencedora do Campeonato Mundial de Pizza, que aconteceu entre 13 e 17 de abril deste ano, na cidade de Parma, Itália. Com a Pizza Tartufina (creme de trufa, mussarela de búfala, roquefort, abobrinha, funghi e parmesão), Grazie conquistou o primeiro lugar entre 44 pizzaolos do Brasil, do total de 900 do mundo. Isso porque ela mora há 5 anos em Florianópolis, e tem o seu negócio, a Pizzaria Milano, há 3 anos. Condições fundamentais para a sua participação no concurso.

Prata da casa II

Quem parte em busca de conforto e de belas paisagens no exclusivo Ponta dos Ganchos Resort, no litoral de Santa Catarina, a partir de agora também poderá se deliciar com rótulos premiados da Vinícola Perini. Para acompanhar a alta gastronomia do resort, o gerente do restaurante Paulo Galveias elegeu o que a Perini tem de mais exclusivo. É o caso do tinto Perini Qu4tro, eleito recentemente Melhor Vinho Nacional da Serra Gaúcha no Top Ten da Expovinis – maior feira vinícola das Américas.

Prata da casa III

A chegada do Inverno é um bom motivo para restaurantes mudarem seus cardápios, e se adequarem ao clima da nova estação. Alguns criam diferenciais criativos, como foi o caso do Bate Ponto, de Santo Antonio de Lisboa. A casa contratou o renomado chef Narbal Correa para a criação dos pratos do menu de inverno. Segundo o proprietário Murilo Mafra, “o objetivo é o resgate da culinária ilhéu, utilizando a criatividade do chef, e valorizando pratos feitos com peixes e frutos do mar”. No dia 22 de abril, o jantar de inauguração do novo cardápio já deu mostras de requinte: Cheviche de ostras com caviar e tapioca e Polvo crocante com azeite de ervas e batatas ao murro foram alguns dos pratos servidos, e pelas expressão de muitos dos presentes, um dádiva.

Presente Inusitado

O Dia dos Namorados está se aproximando e nada melhor que um brinde a dois para celebrar essa data tão especial, que é símbolo de união e companheirismo. E para brindar algo tão importante, é essencial que a bebida tenha qualidade, sabor único e exclusividade. Feita a partir de canas escolhidas a dedo e envelhecidas em tonéis de umburana, planta que tem propriedades curativas e digestivas, a mineiríssima Seleta tem grande suavidade e potência no sabor. Além disso, quando degustada, queima agradavelmente na boca, causando uma sensação única de prazer, o que a torna ideal para a comemoração a dois. Local exclusivo de produtos mineiros, o Uai di Minas, da Bocaiúva, está com estoque para atender à demanda do dia.


Sobre o autor

Hermann Byron

Diretor geral do Imagem da Ilha, e um dos colunista de gastronomia do jornal.


Ver outros artigos escritos?