Claude Troisgros em Floripa
O famoso chef francês esteve na cidade a convite do Hippo Supermercados
Uma super aula não só de gastronomia, mas de muito bom humor e amor pelo que faz. Foi assim a divertida tarde com o chef francês Claude Troisgros, oferecida pelo Hippo a quase 400 catarinenses em Florianópolis.
Do mesmo jeito que embala seu programa “Que Marravilha” no canal GNT, três sortudos foram chamados por Claude para cozinhar junto no evento. No cardápio, mil folhas de palmito pupunha, ceviche de vieiras e mousse de haddock para a entrada, filé de cherne com banana, molho de passas e coentro como prato principal e, de sobremesa, fondant de chocolate ao leite e frutas vermelhas. Hmmm...
Por isso, não é à toa que ele é a estrela das últimas grandes campanhas do Hippo e segue até o Natal, já que a rede gourmet da Ilha foca justamente nessa mistura de sabores do mundo e nos conceitos tradição, requinte e sofisticação.
Antes da aula show, Claude recebeu os clientes do Hippo, jornalistas e convidados, tirou fotos e autografou seu novo livro “As melhores receitas do Que Marravilha!”.
Happy hour italiano
O fim de tarde vai ficar ainda mais especial a partir do dia 13 de novembro. A Cantina Sangiovese, localizada num dos bairros mais charmosos da capital, em Santo Antônio de Lisboa, lança seu happy hour das 18h30 às 20h30. Durante este horário, uma promoção especial será oferecida: na compra de um vinho ou espumante, o cliente ganha uma porção de bruschettas. O chef e proprietário da casa, Helton Costa, sugere para o cardápio de fim de tarde, além das bruschettas, ostras frescas, saladas, carpaccios, tábua de frios, caponata e a alcachofra preparada no alho e óleo. As reservas podem ser feitas no blog sangiovesecantina.blogspot.com.br ou no facebook: sangiovesecantina.
Novo Taikô
O Taikô do Shopping Iguatemi, fechado para reforma, vai reabrir no final de novembro como Mumbai Taikô. O novo empreendimento é resultado de uma parceria inédita entre o empresário Leandro Adegas (Taikô) e o Grupo Idem Entretenimento (responsável pelas casas Idem Bar e Idem Gold). O grupo promete fazer deste o maior e melhor lounge bar do sul do Brasil, mantendo a influência asiática no cardápio e agregando uma roupagem mais noturna, principalmente aos fins de semana. Mais informações serão divulgadas em breve. Uma prévia da identidade visual já pode ser conferida na página do Facebook, onde também serão compartilhadas as novidades: facebook.com/Mumbaitaiko.
Aperfeiçoamento
A chef Joyce Francisco, do Joy Joy Bistrot, atravessou o Atlântico com toda a família em busca de receitas e novos sabores para o seu restaurante, instalado no Centro Histórico de São José. Até o início de dezembro, Joyce participa de um curso de cozinha contemporânea francesa no Institut Paul Bocuse, em Lyon (França), visando agregar ainda mais receitas ao cardápio da casa. O Instituto é uma das principais referências mundiais em gastronomia e aparece no currículo dos nomes da culinária contemporânea.
Pisani lança vinhos de verão
A vinícola Casa Pisani acaba de lançar os vinhos de verão 2013. A estrela deste lançamento é um Viognier safra 2012, elaborado pelo enólogo chileno Sven Bruchfeld, um dos mais premiados do mundo, com o apoio de outro enólogo, o português Miguel Viseu. Além do Viognier, a vinícola também lança o seu demi-sec 2011, um espumante rosé, leve e refrescante, próprio para a temporada mais quente do ano. O vinhedo com plantações de uvas merlot, chardonnay, cabernet sauvignon, além da viognier, fica localizado em Monte Carlo, meio-oeste catarinense. Este é o sexto rótulo da vinícola, que vem se destacando como uma das melhores do Brasil em produção de vinhos finos de altitude.
Do outro lado do mundo
O diretor de marketing Warren Adamson veio da Nova Zelândia para Florianópolis. O simpático marketeiro, dublê de enólogo, esteve na Enoteca Decanter no final de outubro. Com sua vinda, a vinícola Craggy Range ficou mais conhecida na cidade. A apresentação de seus vinhos, importados pela Decanter, ao consumidor florianopolitano aconteceu em uma noite memorável! Entre os vinhos servidos estavam deliciosas e inesquecíveis safras de sauvignon blanc, harmonizado com entrada de tapas e porchetta alla romana, e um soberbo pinot noir para acompanhar o prato principal: coelho alla cacciatora, feito pela equipe do jornalista João Lombardo, proprietário do Restaurante Brancaleone, na Lagoa.
Dosando o paladar
Em uma apresentação para restauranteiros, na loja Santa Adega, Ivan Machado (D), diretor da importadora Axios, responsável pela importação da WineStation argumentou que “a máquina é uma poderosa ferramenta para aumentar as receitas, controlar os custos além de disponibilizar informações importantes nas ações de marketing com a venda de vinhos servidos em taças”. Machado lembra ainda que ela permite aos amantes do vinho experiências novas, sem a necessidade de altos investimentos. Em 2013, as máquinas importadas serão também para uso residencial, com valores acessíveis. Na foto, com Fernando Araújo, da Santa Adega.
Sobre o autor
Hermann Byron
Diretor geral do Imagem da Ilha, e um dos colunista de gastronomia do jornal.
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