BEBIDAS - 1ª QUINZENA DE SETEMBRO
Acabo de retornar de mais um belo evento realizado pela marca Vinhos de Portugal, que promove os vinhos da terrinha mundo a fora, e novamente vi como é legal esse tipo de iniciativa. Sem dúvida, nos últimos anos, a ViniPortugal é a instituição que mais realiza encontros, degustações, palestras e aulas pelo Brasil, misturando de uma forma muito interessante profissionais do ramo e clientes do vinho.
Um dos projetos inclusive premia os profissionais com viagens a Portugal para conhecer ao vivo e a cores as vinícolas, regiões e os personagens principais desse mundo, os enólogos. Tive a felicidade de ganhar uma dessas provas e passar alguns dias por lá. Percebi o quão profissional eles são, recebendo esse grupo de brasileiros de uma forma fantástica, didática e com o que há de melhor por lá. Não é a toa que Portugal já figura entre os importados mais degustados por aqui, não só por sua variedade, relação preço x prazer, pelos vinhos gastronômicos, mas por essa promoção de conhecimento e degustação em todas as gamas.
Diversas associações e organizações de produtores ou países fazem isso nas principais cidades do Brasil. Florianópolis tem entrado na rota cada vez mais freqüente, quando não aqui, alguma capital do Sul recebe esses projetos. Além disso, as importadoras estão “abandonando” cada vez mais as grandes feiras e apostando em realizar eventos fechados, exclusivos para clientes locais, o que é muito interessante. É comum a presença de diversos enólogos internacionais e a apresentação de toda a gama de vinhos que a empresa traz ao Brasil, o que raramente acontece em outros momentos.
Além desses projetos o que está entrando em alta são os jantares harmonizados prestigiando um grande restaurante local com a presença de sommelier ou enólogo de algum produtor ou empresa. Nesse caso a gama de vinhos é menor, mas sempre de qualidade, e a chance de aprender na prática sobre harmonização é muito legal.
Na Santa Adega procuro realizar de tudo um pouco e toda oportunidade que tenho de levar clientes e colaboradores a uma degustação, palestra ou feira de vinhos, eu aproveito justamente para ter esse contato pessoal e provar os mais variados vinhos de todos os cantos produtores.
Por esses motivos é bom sempre ficar ligado nas informações da loja de vinhos que você costuma freqüentar, nos eventos comunicados via redes sociais, e-mail ou site e procurar participar aproveitando que uma grande maioria é gratuita ou com um custo muito acessível. Além disso, a socialização e a degustação de diversos vinhos e, por vezes, um belo jantar, valem sempre a pena.
E pra não ficar sem uma dica prática, aproveitando o tema da degustação da ViniPortugal, procure os vinhos da região da Bairrada. Sãos brancos, tintos e espumantes de excelente qualidade e muito gastronômicos, especiais para quem sempre acompanha uma boa refeição com um bom vinho!
Sobre o autor
Eduardo Machado Araujo
Certified Sommelier - Court of Master Sommeliers
Ver outros artigos escritos?