As novidades do mundo da gastronomia aqui no Imagem da Ilha
Via Gastronômica Ponta Norte
Pensando em valorizar a culinária local da Ponta Norte, na Grande Florianópolis, nessa terça-feira, 13, ocorreu o evento de lançamento do Festival Gastronômico da Primavera 2022, uma realização da Via Gastronômica Ponta Norte e co-realização do Sebrae/SC e da Prefeitura Municipal de Florianópolis. O Festival em si será realizado entre 22 de setembro e 23 de outubro. O propósito é apresentar a Via Gastronômica da região para o público conhecer e desfrutar da culinária local, e aproveitar para apreciar as praias que integram a Ponta Norte: Cachoeira do Bom Jesus, Lagoinha, Ponta das Canas e Brava.
Cada estabelecimento estará participando com um prato especial para o Festival da Primavera, com valor diferenciado. O evento faz parte de uma ação do Projeto Destinos Turísticos Inteligentes da Grande Florianópolis, que busca promover o fortalecimento da Via Gastronômica Ponta Norte. Na próxima semana traremos mais novidades sobre p Festival.
Lúdum
O nome já é diferente, mas o local surpreende desde a entrada. Localizado na bucólica Rua Joe Collaço 286, no bairro do Santa Monica, o restaurante Lúdum é discreto na entrada, parecendo uma casa de bairro, o que realmente era. Externamente, pouco mudou. Mas, já na entrada, nota-se algo diferente de um lounge de restaurantes. Segundo o chef Mathee, a ideia é esta mesmo, de surpreender. Os ambientes são únicos. Embarquei nessa viagem a convite do influencer (Bernardo) Mustache, que havia sido convidado pra conhecer, e da influenciadora e colunista do Imagem da Ilha, Ceres Azevedo. Fomos aos poucos apreciando uma gastronomia autoral.
O chef Mathee tem passagens por icônicos espaços gastronômicos como o restaurante Mani, da Chef Helena Rizzo. E, à medida em que os drinks e os pratos chegaram à mesa, já que dessa vez fomos brindados por uma degustação harmonizada, se descortinou o conceito da casa. “Uma cozinha criativa, que alimenta corpos famintos” é o que diz cartão de visita. De fato, muito criativa e de uma delicadeza e sabores à toda prova. Mais pratos e drinks foram servidos e mais e mais suspiros e sorrisos apareciam.
Começou com uma tortinha de queijo de cabra com mel e pólen curado. Agora, pense em num drink autoral: UP'SMOKE — Whisky Union extra turfado, White dog, Vermute de caju e xarope de marcela com siciliano, clarificado em leite e com defumação feita na hora! Vou parar por aqui. Depois faremos uma matéria com eles, se você não quiser esperar, entre no insta pra conhecer mais o @ludumcozinha.
Noir
Criar um restaurante japonês em um shopping não é tarefa fácil. Se desvencilhar do conceito de praça de alimentação é ainda mais difícil. Mas vamos dar um spoiler. Nesta terça feira fomos conhecer o Noir, no segundo piso do Floripa Shopping. Sendo o terceiro de uma família, já que os outros dois são no Shopping Itaguaçu e no Armazeém Rita Maria, o Noir do Floripa já vem com uma certa bagagem.
Inauguração do Noir Floripa deu um gostinho de quero mais
O espaço é no segundo piso da nova área gourmet do shopping, onde também está localizado o Botequim Guanabara, do mesmo grupo. Mas o diferencial do Noir, além do sabor da gastronomia já com sobrenome, é o conceito do self service. O cliente tem à disposição uma geladeira de vidro com bebidas para self service, e o pedido é feito por tablet. Saboroso, rápido e prático.
Novos points
Entre os novos points de lazer na Cidade, uma área em especial no novo Campeche já faz bonito. Além do já famoso Multi Open Shopping com diversos empreendimentos na área da gastronomia, a galeria NC na entrada do espaço residencial já desponta como ícone de drinks e gastronomia. Nos drinks, o Balako Bar já tem nome e sobrenome, Lucas Gomez é o argentino mais brasileiro que conheço. Gosta de morar em lugares que tenham personalidade. Já morou em Buzios (RJ), em Salvador (BA ), e agora em Florianópolis.
Barman Lucas Gomez, do Balako Bar, em noite com jornalistas no Campeche
Ele gosta das musicas de Dorival Caymi e é, quem com simpatia, competência e criatividade comanda o bar. Numa fria e chuvosa sexta feira de Agosto, um grupo de jornalistas foi convidado pra conhecer as comidas de boteco harmonizadas com os drinks autorais de Lucas, no Balako Bar. O que se viu foram semblantes felizes e surpresos com a simplicidade e sabor dos petiscos, e a harmonia com os drinks.
Pizza em casa
O título que parece óbvio, não é. Mesmo em época de tele-entrega em casa, há quem se proponha a fazer a própria pizza, e não pedir. Para isso já há no mercado um novo aliado. E pásmem, uma empresa escocesa se empenhou em construir um mini forno leve e portátil, à gás, para fazer pizza com até 40 cm de diâmetro. Nesta 5a feira, 15/09, fomos conferir o desempenho do forno Ooni Koda, à convite do Márcio Contrucci, da loja Empório da Cozinha.
Para o evento, ele convidou vários clientes e arquitetos conhecer a peça e degustar pizzas. Um pizzaiolo contratado deu agilidade ao processo, e depois de 15 minutos de pré-aquecimento, pizzas dos mais diversos sabores começaram a sair do forno a cada minuito e meio, bem assadinhas, e super saborosas! E mais, segundo o Márcio, o forninho vem completo, com carrinho, espátula e outras coisitas mais para os futuros pizzaiolos.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Sobre o autor
Hermann Byron
Diretor geral do Imagem da Ilha, e um dos colunista de gastronomia do jornal.
Ver outros artigos escritos?