ABE estende prazo para inscrição das vinícolas
As vinícolas brasileiras acabam de ganhar dois dias a mais para oficializar a inscrição de suas amostras na 29ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2021 e tem até esta sexta-feira, 20, para se inscreverem. A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo é o maior evento do vinho brasileiro, reunindo vinícolas de diferentes regiões produtoras do país. Depois da ‘Safra das Safras’ em 2020 e do formato on-line do evento que atingiu apreciadores de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal, a expectativa este ano é ainda maior. O regulamento, assim como a ficha de inscrição, estão disponíveis no site da entidade, através do link https://www.anvinhos.com.br/.
O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo André Gasperin, ressalta que a Avaliação é uma mega operação do setor, pois envolve diversas etapas, mobilizando enólogos de todo o Brasil. “A inscrição das amostras é a primeira delas. Logo em seguida vem a coleta feita direta dos tanques ou barricas e na sequência a degustação às cegas por dezenas de enólogos. Este caminho gera uma grande expectativa, que toma uma proporção ainda maior com a participação dos consumidores no momento final”, destaca. O kit das 16 garrafas de 187 ml, criado no ano passado, conquistou o público, que pode acompanhar a Avaliação ao vivo pelo Youtube, além de compartilhar a experiência entre amigos no aconchego de casa, na empresa entre colegas ou em ambientes abertos, garantindo maior segurança a todos. Este ano, o formato se repete.
O resultado será apresentado ao vivo pelo canal da ABE no Youtube no dia 06 de novembro. Para degustar as 16 amostras selecionadas entre as mais representativas da Safra 2021, o público vai precisar esperar até o dia 28 de setembro para adquirir os kits com as 16 garrafas de 187 ml, que este ano terá três ao invés de duas taças personalizadas, permitindo que mais pessoas vivam a experiência. A venda será através do site www.enologia.org.br. Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior. Mais de 7 mil pessoas já visualizaram.
No ano passado, as 11,2 mil garrafas percorreram até 5,2 mil quilômetros para chegar à casa de todos que participaram do evento. Foram quase 3 litros de vinho cada kit, o que permitiu que até três pessoas pudessem degustar cada amostra, chegando a mais de 2 mil pessoas. Para isso, foram mais de 2 mil litros de vinho, 130 litros cada amostra. Com transmissão ao vivo aberta e gratuita para o mundo, a Avaliação Nacional de Vinhos pode ser acompanhada por milhares de apreciadores, que mesmo sem ter tido a oportunidade de adquirir o kit, porque era limitado e a venda esgotou em menos de 2 horas, abriram seu vinho brasileiro de preferência e viveram a experiência no sofá de casa.
CATEGORIAS | NÚMERO DE AMOSTRAS CLASSIFICADAS ENTRE AS 16 MAIS REPRESENTATIVAS
- Categoria I – Vinho Base para Espumante (três amostras)
- Categoria II – Vinhos Brancos Finos Secos Não Aromáticos (duas amostras)
Grupo A: Vinhos da variedade Chardonnay
Grupo B: Vinhos de outras variedades não Aromáticas
- Categoria III – Vinhos Brancos Finos Secos Aromáticos (duas amostras)
Grupo A: Vinhos de variedades Moscatéis
Grupo B: Vinhos de outras variedades Aromáticas
- Categoria IV – Vinhos Rosés Finos Secos (uma amostra)
- Categoria V – Vinhos Tintos Finos Secos Jovens (uma amostra)
- Categoria VI – Vinhos Tintos Finos Secos (sete amostras)
Grupo A: Tintos Varietais (de cinco a sete amostras)
Grupo B: Tintos de Corte (de uma a duas amostras)
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp