5 motivos para incluir chá verde na rotina
Ele possui efeitos terapêuticos e característica antioxidante
Descoberto há cerca de 250 anos a.C. na China, o chá se popularizou ao redor do mundo. Por ser a segunda bebida mais consumida do planeta, atrás apenas da água, o dia 21 de maio (este domingo) foi definido como o Dia Internacional do Chá.
O preparo da bebida consiste na infusão de folhas silvestres de diferentes tipos em água quente. O chá aquecido é considerado terapêutico por diversos povos, uma vez que as propriedades medicinais das plantas são liberadas no líquido.
A nutricionista Mariana Rosa afirma que o chá verde é uma das melhores opções para ser incluída na dieta do dia a dia. “O chá verde é proveniente da Camellia sinensis, planta originária do território chinês e indiano. Possui em sua composição os aminoácidos glutamato e teanina, responsáveis por conceder à bebida o umami, quinto gosto básico do paladar humano”, explica.
Umami significa “delicioso” ou “saboroso” em português e, além de ser um gosto marcante, também é conhecido pelos benefícios para a saúde. Um deles é o aumento da salivação na boca, o que torna os alimentos mais palatáveis e promove uma melhor aceitação alimentar em idosos e pacientes em tratamento contra o câncer, por exemplo.
Festival Brasil Sabor é lançado em Florianópolis
Além de ser gostoso e relaxante, o chá verde também possui características que contribuem para o bem-estar.
Confira a lista feita pela nutricionista de cinco motivos para começar uma rotina de tomar chá:
CONCENTRAÇÃO E HUMOR
O chá verde possui cafeína, que estimula o sistema nervoso central. Aqui, são provocadas as liberações de serotonina - afetando diretamente na melhora do humor - e de hormônios e neurotransmissores - que aumentam e intensificam a concentração.
DIGESTÃO
De acordo com Mariana, o glutamato, um dos aminoácidos que proporciona o umami presente na bebida, possui receptores no estômago. “Ele estimula a liberação de moléculas que ativam o nervo vago, que transmite a informação ao cérebro da presença de proteínas no estômago, intensificando e melhorando a digestão”, ressalta.
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Rica em antioxidantes, a bebida oriental pode auxiliar a controlar os níveis de colesterol. As propriedades do chá verde também ajudam impedindo a formação de coágulos no sangue, podendo colaborar na prevenção de doenças cardiovasculares, incluindo AVC, infarto e trombose.
RENOVAÇÃO CELULAR
“A propriedade antioxidante também auxilia no combate aos radicais livres. Dessa forma, o chá verde ajuda na renovação celular, combatendo o envelhecimento da pele e mantendo a aparência jovial”, informa Mariana.
RETENÇÃO DE LÍQUIDO
A cafeína também é um composto diurético, auxiliando no combate à retenção de líquidos. “A propriedade diurética pode colaborar e desinchar o corpo, também ajudando na perda de peso”, conclui a especialista.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br