Tipos de pele: quais são e como cuidar
No Brasil, a pele mista é a mais comum entre a população
Para todos os tipos de pele existem tratamentos, produtos e cosméticos que podem ajudar nos cuidados diários mantendo um aspecto saudável. Porém, é importante conhecer as suas próprias características e o estado da pele para mantê-la bonita ao longo dos anos.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) dividiu os tipos de derme em normal, seca, oleosa e mista, sendo a última a mais comum entre as brasileiras. Conheça algumas características:
Normal - A textura da pele normal tem um aspecto saudável e aveludado, pois produz gordura de modo equilibrado. Dessa forma, ela apresenta uniformidade entre o brilho e o ressecamento. Nesse tipo de derme o sangue circula mais facilmente, não há manchas e sua cor é uniforme de acordo com o tom de pele.
Para cuidar é importante usar diariamente sabonetes neutros e cremes hidratantes que não contenham óleo. Além disso, o protetor solar é um item indispensável e deve ser aplicado em todas as partes visíveis e expostas do corpo.
Seca - Já a pele seca apresenta pouca luminosidade, nenhuma oleosidade e tendência à descamação. O maior problema é a não retenção da água, por isso, a aparência sem brilho.
Quem tem a pele seca deve evitar banhos quentes e demorados, pois podem agravar o ressecamento. O ideal é não usar produtos que contenham álcool.
Oleosa - A pele oleosa possui aspecto de brilho intenso e espesso, devido a uma produção de sebo além do normal. Entre os fatores que contribuem para isso estão a exposição prolongada ao sol, herança genética, descontrole hormonal, medicamentos, estresse e alimentos gordurosos.
Para cuidar dela, já que há grande propensão de inflamações, o ideal é usar loções neutras com base em extratos vegetais que causam, ao mesmo tempo, frescor e alívio.
Mista - O tipo mais comum de pele e que demanda um cuidado extra, principalmente, na escolha dos produtos indicados para cada região é a mista. Os poros costumam ser dilatados na chamada “zona T”, testa, nariz e queixo e frequentemente surgem acnes e erupções. Já na região das bochechas e extremidades, a pele é seca e por vezes ressecada.
Fonte: Talika
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI