Quais os maiores mitos e verdades sobre cuidados com a beleza feminina?
Informações falsas e mitos sobre estes cuidados ganharam espaço no meio virtual
Nos últimos anos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) tem observado um crescimento na importância dada aos cuidados com a beleza feminina. A organização destaca que a busca por tratamentos dermatológicos tem aumentado entre as mulheres, evidenciando uma preocupação crescente com a estética. Com a influência das mídias sociais, essa relevância ganhou ainda mais destaque, a partir das tendências e de produtos recomendados pelos usuários e criadores de conteúdo.
Métodos caseiros de cuidados com a beleza tornaram-se comuns na Internet, através da preparação de receitas com frutas para melhorar a pele, shot matinal para aumentar a imunidade e uso de produtos alimentícios, como o pó de café, para esfoliação.
Porém, é necessário verificar a veracidade desses métodos, tendo em vista que informações falsas e mitos sobre estes cuidados ganharam espaço no meio virtual, conforme apontam dados de um estudo da Journal of Clinical Investigation (JCI).
Existem procedimentos de cuidado com a beleza eficazes e comprovados cientificamente que garantem melhorias para o corpo e para a mente. Um deles é a massagem, que engloba diversas categorias para cada objetivo. Os resultados da drenagem linfática, por exemplo, trazem benefícios no combate do inchaço e na melhora da circulação sanguínea.
Já a massagem modeladora atua na forma do corpo, melhorando também a circulação sanguínea e o combate à celulite. Mas antes de realizar qualquer um desses métodos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza a importância de buscar profissionais de saúde qualificados. Outro procedimento confiável e muito procurado é a depilação. O método garante praticidade e conforto para o dia a dia da mulher.
A importância do autocuidado na rotina de beleza
De acordo com a OMS, o autocuidado define-se como “a capacidade do próprio indivíduo em realizar ações que visam à preservação de sua saúde, ao seu desenvolvimento e bem-estar”. Esse autocuidado pode ser realizado por meio de diversas práticas.
O cuidado com o físico, fazendo atividades físicas regulares, dormindo o suficiente e mantendo uma dieta saudável; a atenção à saúde mental e emocional, lendo um livro, fazendo algo criativo e limitando o tempo nas redes sociais; e estabelecer uma rotina social, passando tempo com amigos e familiares, são exemplos de autocuidado.
Criar uma rotina própria de cuidado com a beleza é uma prática essencial para todas as pessoas. A prática traz benefícios que vão desde a saúde da pele até a redução do estresse, da insegurança e a melhora na autoestima. Por isso, dedicar tempo para dar atenção ao próprio corpo e à mente ajuda no alcance do bem-estar.
Reunimos alguns mitos e verdades acerca dos cuidados com a beleza feminina, de acordo com informações do Ministério da Saúde e da SBD. Os tópicos tratam desde alimentação saudável a procedimentos clínicos.
Cosméticos naturais são mais seguros que os convencionais
Mito. A SBD destaca que, embora produtos naturais ou orgânicos sejam, geralmente, livres de certos químicos sintéticos, isso não os torna menos propensos a causar reações alérgicas ou irritações na pele. São as concentrações das substâncias que irão determinar se um produto será mais forte que o outro para cada tipo de pele.
O uso de protetor solar é indispensável
Verdade. O Ministério da Saúde explica que a exposição ao sol diariamente e sem a proteção adequada pode causar danos nocivos à pele, como manchas, queimaduras e, em situações mais graves, câncer de pele. Por isso, o órgão informa que o filtro solar deve ser aplicado em todas as partes do corpo, 30 minutos antes da exposição, para que ele seja absorvido por completo.
Esfoliação com café é segura e eficaz
Mito. A SBD recomenda cautela ao usar o pó de café como esfoliante caseiro. Isso porque o produto pode causar irritação na pele devido à sua composição. O café utilizado em casa é feito com extremidades cortantes que podem lesionar a pele e causar inflamações. Por isso, a instituição recomenda o uso de esfoliantes comerciais suaves.
Ter uma alimentação saudável contribui para a beleza da pele
Verdade. Um estudo feito pela SBD alertou que uma dieta rica em açúcar acelera o processo natural de envelhecimento da pele. Para evitar o mal, recomenda-se uma alimentação equilibrada, rica em frutas, fibras, legumes e verduras, a fim de garantir a beleza da pele e o bem-estar geral.
Qualquer procedimento estético não invasivo é seguro
Mito. A SBD afirma que procedimentos estéticos, mesmo os não invasivos, podem trazer consequências sérias se não realizados por profissionais com a devida formação. Por isso, é recomendável buscar por especialistas e profissionais registrados junto ao Conselho Regional de Medicina.
Ficar muito tempo sentado altera o formato dos glúteos
Verdade. O peso da parte superior do corpo centraliza na parte inferior, ao passar muito tempo sentado. Para que isso não ocorra, é necessário manter a prática regular de exercícios físicos, para estimular a área.
Lavar o rosto diversas vezes ao dia ajuda na oleosidade
Mito. O Ministério da Saúde recomenda lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonete suave e neutro. Lavar o rosto mais vezes é um exagero e pode irritar a pele ou piorar a oleosidade.
Água com gás causa celulite
Mito. A SBD explica que a celulite é causada por uma combinação de fatores hormonais, genéticos e relacionados ao estilo de vida, como dieta, exercício e hidratação geral, não estando ligada ao consumo de água com gás.
Da redação
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045