00:00
21° | Nublado

Para além da dor
Tratamento desenvolvido pela Escola do Corpo avalia o paciente de forma global

O Método Baby é feito de forma lúdica, como uma brincadeira, baseada no desenvolvimento motor normal da criança (Foto: Divulgação/Escola do Corpo)

Publicado em 01/10/2019

Tratar a dor de um indivíduo é mais que buscar alívio rápido. É preciso entender a sua herança biológica e emocional, o contexto em que vive, a rotina, a manifestação dessa dor e as formas de cura. A equipe da Escola do Corpo desenvolve um tratamento que avalia o corpo de forma global, não se restringindo somente no foco da dor.

A fisioterapia manual global consiste na aplicação de técnicas manuais como massagens e manipulações dos músculos e das fáscias; da organização da respiração e da aplicação de posturas e movimentos que requisitem um comprometimento e interação globais do corpo. A ideia é recuperar as sensações de um corpo livre de dores e tensões, promovendo a cura de dores musculares e articulares, a melhora da flexibilidade, proporcionando desimpactação e proteção articular, imprescindíveis para uma boa qualidade de vida.

A abordagem da Escola do Corpo inicia-se com a reorganização sutil da respiração, através do Método Reequilíbrio Toracoabdominal (RTA), preparando o indivíduo para receber diversas técnicas como o RPG (Reeducação Postural Global), Conceito Bobath, método de “desimpactação” articular, Pilates, entre outros tratamentos integrados.

Dores articulares, musculares, alterações posturais, pré e pós-operatório, lesões de quadril e disfunções respiratórias são alguns exemplos de casos tratados pela Escola do Corpo. A sessão dura em média 1 hora. A frequência e a duração do tratamento dependem da evolução e do quadro clínico de cada paciente. Pode ser indicado para todas as faixas etárias.

A proposta da Escola do Corpo, centrada no cuidado global, propõe um acompanhamento continuado, que vai desde o alívio dos sintomas até a preparação física do indivíduo, para desfrutar uma vida mais produtiva, prazerosa e de qualidade. “Através de um trabalho de reorganização biomecânica e fortalecimento muscular, preparamos o paciente para as atividades do dia a dia,  incluindo a atividade física”, explica a fisioterapeuta Monique Oliveira Luiz da equipe da Escola do Corpo.

Resultados Positivos

A equipe relata que houve casos em que o paciente foi, inicialmente, orientado por um médico a passar por cirurgia. Com a fisioterapia e a evolução positiva do quadro, a cirurgia acabou sendo evitada.

A fisioterapeuta e bailarina Cristina Berger Schmitt, de 35 anos, membro da equipe da Escola Do Corpo, é um dos exemplos de casos em que a cirurgia não foi necessária. Aos 24 anos, Cristina começou a sofrer com fortes dores devido a uma lesão no quadril. Em uma das idas ao médico ortopedista, ela conta que saiu do consultório já com as guias em mãos, pronta para encarar a mesa de cirurgia. Foi aí então que Cristina iniciou o tratamento na Escola do Corpo. A fisioterapeuta apresentou melhora na dor e deixou de lado a cirurgia. “Cheguei como paciente e acabei ficando”, brinca Cristina, que faz parte do quadro de funcionários da Escola há seis anos.

Tratamento para os pequenos

As técnicas utilizadas na Escola do Corpo para o tratamento de bebês são o Método Baby, que faz parte do conceito Bobath e o Método Reequilíbrio Toracoabdominal. “O tratamento é feito de forma lúdica, como uma brincadeira, baseada no desenvolvimento motor normal da criança”, diz a fisioterapeuta Luciana Pienta, que trabalha há 30 anos com neuropediatria e pediatria.

O método é indicado para bebês com problemas respiratórios, refluxo gastro esofágico, bebês prematuros, problemas neurológicos, torcicolo congênito, lesão de plexo braquial, luxação congênita do quadril, pé torto congênito, pré e pós-cirurgias ou qualquer outra condição clínica que interfira no bem estar e desenvolvimento sensorial e motor. Além disso, a Escola do Corpo acolhe a família como parte do tratamento, pois entende que ele só é efetivo quando a abordagem terapêutica se estende ao cotidiano do bebê.

Escola do Corpo
Rua: João Mathias Cordeiro, 33 - Córrego Grande
Fones: 3234-9919/ 3233-4233