00:00
21° | Nublado

Os poderes do Kombucha
Bebida fermentada oferece inúmeros benefícios ao organismo

Bebida probiótica é produzida a partir da fermentação de chá (preto ou verde), açúcar cristal orgânico e cultura de leveduras e bactérias (Foto: Reprodução)

Publicado em 29/04/2019

O Kombucha é uma bebida probiótica, produzida a partir da fermentação de chá (preto ou verde), açúcar cristal orgânico e cultura de leveduras e bactérias, cujo resultado final é uma bebida naturalmente frisante, saborosa e muito refrescante, que promove a saúde intestinal e fortalece o sistema imunológico. Originada na China Antiga, há cerca de 2 mil anos, a bebida era conhecida como um medicamento natural, de ação anti-inflamatória, cujo principal objetivo era tratar doenças.

A partir das décadas de 1960 e 1970 a bebida conquistou o mundo depois de agradar o paladar dos hippies e naturalistas, que foram os responsáveis em difundir o uso do chá fermentado por todos os lugares. Nos últimos anos, o mercado de kombucha vem crescendo muito, o que é muito bom para a saúde da população.

Mas, afinal, quais são os benefícios do Kombucha? 

No processo de fermentação a cultura se alimenta do açúcar; em troca, ela produz uma série de substâncias valiosas durante a formação da bebida: ácido glucurônico, ácido acético, ácido láctico, ácido glucônico, glucosaminas, vitaminas, enzimas, aminoácidos e algumas substâncias antibióticas. 

Dessa forma, os benefícios da bebida para o organismo são inúmeros: é desintoxicante; previne infecções e regula o trânsito intestinal, por combater bactérias e fungos causadores de doenças intestinais; combate o envelhecimento precoce por ser rico em antioxidantes; auxilia no processo da digestão pela presença de enzimas. Lembrando que o Kombucha não é um remédio. Para obter os benefícios é importante associar o consumo a hábitos de vida saudáveis e equilibrados.

Como tomar?

Não existe uma regra na forma de consumir o Kombucha. Algumas pessoas se sentem bem ao consumir a bebida ainda em jejum, outras preferem tomar após o almoço, e há quem goste de beber antes de dormir. Mas se você sofre de insônia, ou é hipersensível aos efeitos da cafeína, prefira consumir até o início da tarde, pois os chás verde e preto são ricos em cafeína e podem interferir na qualidade do sono. Comece ingerindo uma pequena quantidade, avalie os efeitos no seu corpo e aumente o volume gradativamente. Lembre-se que tudo em excesso é prejudicial, portanto, consuma com moderação.

Avalie como ficará o funcionamento do seu intestino. No começo o Kombucha pode causar desconforto abdominal e aumentar a frequência nas evacuações. Mas não se assuste, este efeito é normal, pois o Kombucha irá restaurar a sua microbiota intestinal, eliminando as bactérias patogênicas.

Experimente todo o poder do kombucha! 

Na Nativa você encontra o kombucha em diversos sabores e tem a opção de consumir no local ou levar para casa em embalagens retornáveis para consumir ao longo dos dias. 

PROMOÇÃO!
Ganhe um desconto especial em suas compras na Nativa ao falar que leu este conteúdo no Imagem da Ilha!

Nativa Produtos Naturais
Av. Prof. Othon Gama D'Eça, 900 - loja 15 - Centro
Fone:  3039-4002
Segunda a sexta, das 9h às 19h; aos sábados, das 10h às 14h
www.facebook.com/nativaflorianopolis