00:00
21° | Nublado

Olhar mais jovem
Procedimentos nas pálpebras têm excelentes resultados para fins estéticos e funcionais

A escolha da melhor opção deve ser feita após avaliação do médico especialista (Foto: Reprodução)

Publicado em 20/11/2018

É possível obter um olhar mais jovem e harmônico de forma natural. Bastante comuns em pacientes com idade mais avançada, os procedimentos nas pálpebras começaram a se popularizar em pacientes mais jovens que se incomodam com a perda da vitalidade da região dos olhos. Para isso, existem opções não-cirúrgicas, como a toxina botulínica e o ácido hialurônico, e cirúrgica, a chamada blefaroplastia. A escolha da melhor opção deve ser feita após avaliação do médico especialista.

A blefaroplastia ou plástica de pálpebras é indicada para a retirada do excesso de pele que cai sobre os olhos ou para devolver o tônus que essa parte dos olhos perdeu por questões genéticas ou de idade. “Consiste na retirada do excesso de pele, reforço muscular e remoção de gordura das pálpebras, que levam a uma aparência cansada e envelhecida e que muitas vezes atrapalham a visão”, desta o médico oftalmologista Astor Grumann Júnior, da Clínica de Olhos São Sebastião. Esta cirurgia pode ser feita na pálpebra superior, na inferior, ou em ambas.

Ele explica que os olhos são, normalmente, envoltos por bolsas de gordura e, devido a fatores genéticos ou de idade mais avançada, o músculo que comporta essas bolsas vai ficando mais flácido. “É justamente a tonicidade do músculo que mantém as bolsas em sua posição”, destaca. Segundo o médico, na pálpebra superior é bastante comum as pessoas fazerem a cirurgia por questões funcionais, já que a pele excessiva cai em cima dos olhos, causando cansaço. Existe também uma questão estética, que incomoda principalmente as mulheres que têm dificuldade de maquiar os olhos, já que as pálpebras perderam sua tonicidade e ficaram enrugadas.

A cirurgia não exige uma idade específica: “Quando o paciente é mais jovem, procura a cirurgia como fim estético. Quando é mais velho, procura por fins funcionais”, explica. Ele destaca ainda que o procedimento é feito com anestesia local, no Hospital da Visão - que fica no mesmo endereço da Clínica São Sebastião -, e dura aproximadamente 30 minutos em cada pálpebra. O resultado final aparece em três semanas a um mês após a cirurgia. Após esse tempo, se houver a necessidade, o paciente pode receber aplicações de botox em pontos específicos da face para complementar os efeitos cirúrgicos e atenuar os sinais de expressão.

Para atenuar os pequenos sulcos faciais, segundo o Dr. Astor Grumann Júnior, a aplicação de ácido hialurônico pode ser uma opção à cirurgia, especialmente no sulco nasojugal (entre a pálpebra inferior e as maçãs do rosto). O preenchimento vai ocupar a região mais profunda, nivelando a superfície e suavizando o sulco, evitando um procedimento mais invasivo.

Clínica de Olhos São Sebastião
Rua Sidnei Noceti, 62 - Agronômica
Fone:  3222-4866