O segredo para ter um filtro natural na pele
Com o skincare adequado, a pele saudável pode ser mais que uma aparência, pode ser realidade
A pele é o maior órgão do corpo humano e, justamente por isso, ela está sujeita às intempéries e aos ambiente pelos quais um indivíduo transita. No calor, a pele pede maior hidratação e proteção adequada aos raios ultravioletas, caso contrário, pode ficar ressecada, descamar e queimar. Além disso, durante os dias mais quentes, pode haver o aumento da produção natural de melanina pelo próprio corpo. Ela, que é a responsável pelas adoráveis marquinhas de biquíni, também pode favorecer a hiperpigmentação e, por consequência, o aparecimento de manchas. No lado oposto do clima está o frio e o ar seco, que podem machucar uma cútis não protegida corretamente, seja com queimaduras, vermelhidão, desidratação e aspecto ressecado ou esbranquiçado.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por sua extensão e disposição, o Brasil possui três tipos de climas: equatorial, tropical e temperado. Essas características fazem cada canto do País ter suas peculiaridades. Mas, no geral, o que predomina no território nacional são dias quentes e úmidos intercalados por momentos secos e com ar frio. Por isso, é essencial manter o autocuidado com a pele, para mantê-la sempre saudável e, preferencialmente, bonita.
Uma rápida visita ao dermatologista é o suficiente para entender melhor qual o tipo de pele de cada pessoa e a melhor forma de tratá-la. E se tem algo que o brasileiro preza, é um rosto alegre e bem cuidado. Tanto que uma pesquisa realizada pela Mordor Intelligence em dezembro de 2023 apontou que o mercado de beleza e cuidados pessoais no Brasil deve alcançar um crescimento notável nos próximos anos, impulsionado por alguns pontos, como a busca por produtos que ofereçam soluções mais eficazes (como proteção contra a poluição, por exemplo) e cosméticos com fórmulas inovadoras e sustentáveis.
Com os avanços das redes sociais e tecnologias, cada olhada no feed da rede social é uma descoberta diferente: alguém com o sorriso mais branquinho, outro com preenchimento, harmonização e, claro, filtros, sempre eles! Os filtros disponíveis nas mídias sociais começaram inicialmente como uma simples brincadeira, com a adição de orelhinhas de pet, por exemplo. Hoje, eles podem fazer uma verdadeira plástica em questão de segundos: de uma dose extra de botox ao bisturi, tudo à distância de um clique.
Mas essa busca pela beleza ideal pode ser muito mais fácil – e barata! – de alcançar. Afinal, toda a tecnologia disponível no momento está sendo usada para muitas coisas, como para estudos e pesquisas mais avançadas sobre vitaminas e outros ingredientes naturais e os impactos que eles podem causar à pele (não apenas para os filtros).
“Usamos a tecnologia a nosso favor. Se pregamos que o certo é ‘desembalar menos e descascar mais’ em relação à alimentação, nossa ideia é mostrar que o segredo para uma pele bonita não está em um filtro, mas em um ingrediente natural, que pode vir da cozinha ou do quintal”, conta Glaucia Rotta, Head de Marketing.
Assim como a Raavi, outras indústrias de cosméticos investem em pesquisas na busca para alcançar melhores resultados com o que a própria natureza oferece. E um dos ingredientes queridinhos para ter esse tão sonhado filtro natural é a vitamina C.
“Desde pequenos aprendemos em casa, com nossas famílias, que tomar suco de limão ou de laranja é bom para evitar a gripe. Na escola, é ensinado que a mágica dessas frutas está no poder antioxidante delas, vindo da vitamina C, presente também em outros alimentos, como acerola, kiwi, morango e tangerina. O que estamos fazendo agora é o que deveria ser feito em todas as esferas da indústria cosmética: juntamos a sabedoria antiga com as pesquisas, que provam a teoria, e adicionamos alta tecnologia. E o resultado felizmente pode ser encontrado em um frasquinho com conteúdo de beleza com efeito quase mágico”, explica o esteticista e enfermeiro Dr. Suélio Ribeiro.
“Aqui na Raavi, criamos uma combinação ideal de ativos especiais para nossa linha de produtos com vitamina C para combater e prevenir os principais sinais da idade, como rugas finas, linhas de expressão e diferenças na pigmentação, deixando a pele com tom e aparência mais uniforme”, relata a gerente.
A vitamina C na pele também traz outros benefícios, como a uniformização do tom da pele e o combate à ação dos radicais livres – os vilões do universo da beleza. Afinal, é por causa deles que acontece o envelhecimento celular precoce, que chega de mansinho, com rugas, linhas finas ou flacidez.
O Dr. Suélio, porém, ressalta a importância de não tentar fazer o próprio cosmético em casa. “Não é por descobrir que a vitamina C é ótima que dá para pegar o suco de laranja e tentar adaptar uma receita maluca de internet. Na indústria de dermocosméticos, o ácido ascórbico (popularmente conhecido como vitamina C) é isolado e adicionado a outros ingredientes que, juntos, tem sua eficácia expandida e fazem o trabalho de manter a pele linda e lisinha”, indica o esteticista.
Os profissionais são categóricos ao explicarem a forma correta de escolher o cosmético com vitamina C para o momento do skincare. Para não ter erro, valem algumas dicas:
-Não compre um produto pela beleza ou colorido da embalagem: antes, leia o rótulo;
-Tente entender (se preciso for, pesquise!) quais ingredientes fazem parte da fórmula;
-Escolha um produto que tenha formulação com produtos naturais;
-Peça ajuda, preferencialmente de um profissional (como dermatologista ou esteticista) antes de adquirir e fazer uso de um novo cosmético.
Por fim, opte por um produto que seja amiga do meio ambiente e da pele, com alta concentração de ingredientes naturais, livres de corantes, petrolatos, parabenos e de ingredientes de origem animal para cuidados estéticos.
“A melhor parte de apostar em um tratamento facial é que você fica com uma beleza natural, diferente da que aparece nos filtros, com aparência bem artificial, tão perfeita que imita a criação de uma imagem por Inteligência Artificial”, finaliza o esteticista.
O que ninguém pode se esquecer é que a pele perfeita é naturalmente imperfeita! Tem suas características e peculiaridades, como uma marquinha de nascença ou sardas de herança familiar. Mas, ao optar por utilizar um tratamento com ingredientes naturais para realçar a beleza natural, além de tratar melhor o maior órgão do seu corpo, com certeza você também vai economizar muito tempo naquelas fotos “espontâneas” que, na verdade, exigiram inúmeras tentativas posadas de parecerem naturais. E o melhor: sem nenhum filtro!
Da redação
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045