O consumo excessivo de açúcar e o impacto para a saúde
O açúcar é um carboidrato que fornece energia para o corpo humano. Geralmente usamos a sacarose para adoçar as preparações, conhecdo como açúcar de mesa, mas podemos utilizar outras variações como açúcar demerara ou mascavo e o mel.
O açúcar pode contribuir para conservação, volume e coloração nos alimentos e também confere o sabor doce aos alimentos e bebidas.
AS PRINCIPAIS FONTES DE AÇÚCAR NA ALIMENTAÇÃO SÃO:
- Bebidas açucaradas (refrigerantes e sucos adoçados artificialmente) são as principais fontes de açúcares adicionados e geralmente estão associadas a uma alimentação com maior ingestão de calorias;
- A frutose é o açúcar naturalmente presente nas frutas, as quais são também importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais, mas se consumidas na forma de sucos de frutas, a maior parte desses nutrientes são perdidos. Por isso, é importante preferir consumir a fruta ao invés do suco;
- A lactose é o açúcar proveniente do leite e seus derivados, importantes fontes de proteínas, vitaminas e minerais, principalmente o cálcio, responsável pela saúde óssea. A diferença é que a lactose não oferece sabor doce aos alimentos.
O Brasil é o 4º maior consumidor de açúcar no mundo, perdendo apenas para Índia, União Européia e China. O brasileiro consome cerca de 30 kg de açúcar por ano (cerca de 16,3% a mais do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A maior parte do que é consumido provém do açúcar adicionado em casa, ou seja, nas preparações de receitas e bebidas.
Segundo dados da OMS, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como Diabetes, Doenças do Coração e Câncer são responsáveis por 71% das causas de mortes por ano. A má alimentação, o alto consumo de açúcares e de gorduras e o sedentarismo podem contribuir com o excesso de peso e obesidade, elevando o risco dessas doenças.
O alto consumo de açúcar adicionado também é um indicador de uma alimentação pobre em qualidade, com baixa ingestão de nutrientes como fibras, vitaminas e minerais.
A OMS incentiva ações que visam diminuir a ingestão, principalmente de açúcares, a fim de ajudar a diminuir essas doenças em adultos e crianças.
DICAS PARA DIMINUIR O CONSUMO DE AÇÚCAR NO DIA A DIA:
- Reduza aos poucos a quantidade de açúcar nas suas bebidas - chás, cafés e sucos. Aos poucos o seu paladar vai se adaptando a um novo hábito.
- Leia o rótulo dos alimentos: verifique a quantidade de açúcar e observe o tamanho da porção que você consome;
- Pratique a atenção plena ao se alimentar: durante as refeições, é muito importante que você sinta os aromas dos alimentos, mastigue e preste atenção nos sinais de saciedade do seu corpo, evitando comer em excesso;
- Em preparações como shakes e vitaminas, substitua o açúcar por frutas maduras, como a banana, por exemplo;
- Para bolos e tortas, escolha as frutas secas ou o suco integral de maçã para substituir o açúcar;
Como está a sua relação com o açúcar? E que tal usar essas dicas para prevenir doenças e melhorar a sua saúde?
VIVA COM SAÚDE
mcmnutri@gmail.com
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!