Empresária doa 100 litros de protetor solar em ação contra o câncer de pele
Catarinense radicada em São Paulo, Manu Berger foi diagnosticada com melanoma duas vezes, aos 25 e 27 anos
A empresária catarinense Manu Berger está programando uma doação de nada menos que 100 litros de proteção solar para famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa da CEO do Terapia do Luxo, autora e palestrante visa promover a conscientização sobre o câncer de pele, destacando a importância dos cuidados com a proteção solar e a busca pelo diagnóstico precoce. A escolha do mês de dezembro para a ação se deu pela campanha “Dezembro Laranja”, iniciativa criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para promover a prevenção do câncer de pele.
Sobrevivente do câncer de pele, Manu Berger - natural de Florianópolis/SC e hoje radicada em São Paulo (SP) - enfrentou a doença aos 25 e 27 anos, sendo diagnosticada com melanoma, uma forma mais rara e mais agressiva da enfermidade, que se manifesta através de pintas escuras (na cor marrom ou negra). Em resposta à sua própria experiência, a empresária lançou em 2021 o projeto “Sua Pele é um Luxo”, dedicado a estimular o debate e a conscientização sobre o câncer de pele, destacando cuidados essenciais com a pele, os perigos da exposição solar, formas de prevenção e a urgência do diagnóstico precoce. Na ação deste ano, três grupos filantrópicos serão beneficiados com as doações: Equipe do Bem (Grande Florianópolis / SC); Pimp My Carroça (São Paulo / SP); e Cabruca Cooperativa (Ilhéus / Bahia).
“Tive melanoma duas vezes, e por muito tempo não conseguia falar sobre o tema. Aos poucos, fui me fortalecendo e criei o projeto. Tornei-me embaixadora do Melanoma pela Oncoguia, uma das maiores ONGs do país que atende as famílias e os pacientes de câncer de pele, e cada vez mais eu percebia a importância de contar a minha história para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, dos cuidados com a incidência solar, que está cada vez mais forte, e também para desmistificar a doença”, explica Manu Berger.
Manu Berger foi diagnosticada com melanoma duas vezes, aos 25 e 27 anos, e em 2021 criou o projeto Sua Pele é um Luxo - Foto: Tati Trindade
Além da doação
O projeto “Sua Pele é um Luxo” busca não apenas prover proteção solar a famílias que não tem condições de adquirir o produto, mas também fomentar um diálogo sobre a relevância dos cuidados preventivos e a urgência de um diagnóstico precoce para o câncer de pele, uma das formas mais comuns de câncer no Brasil.
Dezembro Laranja: Campanha reforça cuidados contra câncer de pele
Através do projeto, Manu Berger tem se empenhado desde 2021 em diversas atividades, incluindo caminhadas, transmissões ao vivo com profissionais da saúde, eventos e ações voltadas para o combate da doença. A doação deste ano será realizada ao longo do mês de dezembro e meados de janeiro de 2024, e consistirá em doar 100 litros de protetor solar para famílias e pessoas que não possuem condições de adquirir a proteção solar. A quantia total da doação equivale a cerca de 900 frascos de protetor solar.
Entre os beneficiados, estão três movimentos bastante representativos em três diferentes estados brasileiros: Pimp my Carroça, movimento de São Paulo para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade – e aumentar sua renda – por meio da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva; Equipe do Bem, movimento idealizado por gestores da Orsegups, empresa catarinense que viabiliza grande parte das ações, como a “Refeição Solidária”, que ocorre dois sábados por mês, e “Banho do Afeto”. Somente em 2023 a Equipe do Bem promoveu 27 ações na Grande Florianópolis (SC); e Cabruca Cooperativa, cooperativa agrícola que reúne produtores orgânicos do Sul da Bahia, que há 21 anos cultiva a terra para as gerações futuras.
“Mesmo que seja algo concreto, prático, com produtos sendo entregues de fato, a ação tem um viés simbólico, de conscientização, para lembrar a população da importância do uso de cremes com fator de proteção solar e principalmente para informar sobre a gravidade do câncer de pele”, destaca Manu Berger.
Quem é Manu Berger
Com formação acadêmica na Itália, França e no Brasil em instituições renomadas como a Florence University of the Arts, o Instituto Marangoni e a FAAP, Manu Berger se consolidou como referência no mercado de luxo do país. É CEO e criadora do portal Terapia do Luxo, referência no setor e um dos veículos especializados precursores no segmento. Com uma década de experiência, Manu já atuou em projetos para marcas ícones do segmento como Cartier, Dior, Tiffany e Mercedes-Benz. É autora de dois livros: “Entre Taças de Champagne e Cálices de Vinho” e “7 Anos de Luxo em 70 Artigos”. Também atua como consultora, palestrante e realiza treinamentos para grandes organizações, além de ministrar imersões sobre o luxo em Paris.
Da redação
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